Alcir Portela recebe taça de Campeão Brasileiro 1974 |
Caros vascaínos, saudações.
No dia 09 de maio de 1944, nascia no Rio de Janeiro (RJ), Alcir Pinto Portela Prates, ou como a imensa torcida vascaína o conhecia, ALCIR PORTELA.
A vida profissional de Alcir Portela se confunde com a trajetória cruzmaltina de 1963, quando chegou ao VASCO DA GAMA até de seu falecimento em 2008.
Jogando como cabeça-de-área, o jogador foi o capitão do time da Cruz de Malta durante dez anos, e foi o primeiro vascaíno a erguer uma taça de Campeão Brasileiro em 1974, sendo que na final que deu o título do VASCO DA GAMA, foi Alcir Portela que fez o lançamento em profundidade para o Atacante Jorginho Carvoeiro fazer o gol do título.
Sua última partida oficial foi em 14 de agosto de 1975, em Botafogo 0 x 2 Vasco, pelo Campeonato Carioca 1975.
Foi, também, o único a participar de todas os quatro títulos brasileiros do VASCO DA GAMA, como jogador em 1974, e como auxiliar técnico em 1989, 1997, e 2000.
Como se não bastasse sua dedicação em campo, quando encerrou a carreira passou a integrar a comissão técnica do time de futebol, e sempre que era convocado, assumia o cargo de treinador para substituir algum técnico demitido.
Durante algumas dessas substituições, foi responsável por levar o time a conquistas que talvez nem os próprios torcedores acreditassem.
Jorge Luiz (PaixãodaGama) com Alcir Portela em 2005. |
Alcir Portela conquistou como treinador o Tricampeonato do Troféu Ramon de Carranza 1989, e a Taça Guanabara 1990.
Considerado por muitos torcedores como um patrimônio do clube, Alcir Portela faleceu em 29 de agosto de 2008 e teve, em seu velório, uma bandeira do VASCO DA GAMA sobre seu esquife.
Saiba mais em http://blog.maismemoria.net/?p=298
HOMENAGEM DO BLOG AO PRIMEIRO CAPITÃO VASCAÍNO, CAMPEÃO BRASILEIRO, ALCIR PORTELA, PATRIMÔNIO DO VASCO.
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
JORGE LUIZ Alves Bezerra
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto e foto com Alcir) / Blog Mais Memória (Alcir com troféu brasileiro 1974).
Nenhum comentário:
Postar um comentário