Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SOB A PROTEÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS.

Caros vascaínos, saudações.
 
Nesta dia 15 de agosto, comemoramos 56 anos da inauguração da Capela de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira do CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA.
 
Instalada atrás do gol à esquerda da tribuna de honra do Estádio de São Januário, a Capela foi mais uma obra erguida pela determinação da diretoria juntamente com o apoio de todos os torcedores do clube.
 
Mas o culto a Mãe do Cristo no VASCO DA GAMA remonta o ano de 1923, quando o time de futebol estreava na elite do futebol carioca, conquistando o primeiro campeonato junto aos grandes clubes da época.  Visto como um clube de negros, pobres e operários analfabetos, o time dos Camisas Pretas foram vencendo seus jogos e mostrando a burguesia da capital federal, o Rio de Janeiro, que o esporte era para todos.
 
Durante as partidas, o então presidente do Clube do Almirante, Antônio da Silva Campos, distribuía aos jogadores cruzmaltinos, medalhas de Nossa Senhora das Vitórias, sendo motivo de orgulho dos atletas do clube.
 
Como todos sabemos, o clube foi discriminado e perseguido pelos dirigentes da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos - AMEA, e impedido de disputar o Campeonato Carioca de 1924 pela nova entidade, criada para excluir os jogadores negros e pobres do clube.
 
Coube ao presidente José Augusto Prestes, a honra de mandar redigir a RESPOSTA HISTÓRICA, o documento mais contundente contra o racismo no Brasil, e sem precedentes no mundo esportivo.
 
O VASCO DA GAMA abdicou do direito de disputar o Campeonato, já que a imposição da associação era o de excluir dos seus quadros 12 (doze) atletas negros e mulatos do time.
 
O VASCO DA GAMA sempre foi e sempre será um clube abençoado por Deus, e protegido de Nossa Senhora, a mãe de todos nós, pelo simples motivo de ser um clube genuinamente cristão.  O clube tem laços estreitos com as tradições católicas, mas acolhe todos os filhos de Deus em um só coração.
 
Demos graças ao Senhor nosso Deus, e pedimos sempre a proteção de Nossa Senhora das Vitórias, para todos os nossos atletas, dirigentes, e torcida.
 
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
 
JORGE LUIZ ALVES BEZERRA
 
Fonte: Blog Paixão da Gama (Texto) / SempreVasco.com (Capela N Sra. Vitórias) / Portal do Vasco (Camisa Cruz de Cristo - Divulgação).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário