O SENTIMENTO/+/NÃO PODE PARAR!

Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.

O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.

Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para
jorge.pehuci@gmail.com.



Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.

Saudações Vascaínas.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

MONUMENTO CONTRA O RACISMO.

Estádio de São Januário
Caros vascaínos, saudações.


Com o fechamento do Maracanã para as reformas que deverão colocá-lo em condições para a Copa 2014, todos os "grandes" clubes do Rio, à excessão do Botafogo, que é inquilino do Engenhão, miram o estádio de São Januário para mandarem seus jogos.
Por esse motivo, volto 86 anos anos na história do Vasco e do Brasil para relatar, aqueles que se esqueçeram, do que aconteceu no ano de 1924, na Capital Federal.
Antes, no Rio de Janeiro, em 1923, o Vasco da Gama foi menosprezado pelos rivais e se tornou Campeão Carioca no ano de estréia da Série A, da Primeira Divisão no futebol.
Dentre os seus atletas, jogadores negros, mulatos, e operários das casas de comércio dos imigrantes portugueses. Mais precisamente, eram 12 jogadores humildes, que levaram a bandeira vascaína ao topo do futebol carioca naquele ano.
Em 1924, os racistas da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres - LMDT, mudaram a instituição e criação a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos - AMEA, e impediram o VASCO DA GAMA se se filiar a nova associação.
Ao serem questionados, encaminharam ao time do almirante, uma exigência: Teria de afastar 12 (doze) de seus atletas.
Justamente os mais humildes, e sob a alegação de que eram analfabetos.
Outra justificativa para não aceitar o VASCO nos quadros da AMEA, foi a de que o clube não dispunha de estádio em condições de abrigar os jogos do campeonato carioca.
O presidente vascaíno envia a AMEA, a Carta contra o Racismo, e passa a jogar na Liga desprezada pelos demais, em 1924. Contrata professores para ajudar os jogadores e começa a Campanha dos 10 mil, para arrecadar fundos para a compra do terreno e construção do seu templo.
A pedra fundamental do estádio foi lançada em 6 de junho de 1926, e em 21 de abril de 1927, era inaugurado o Estádio Vasco da Gama, à época, o Maior estádio da América do Sul.
São Januário é um marco da arquitetura nacional, construído contra tudo e contra todos, até o Presidente do Brasil resolveu atrapalhar sua construção.
Então, que todos os que foram contra o VASCO, no passado, e no presente, façam seus jogos em outras praças esportivas, e que o Clube da Cruz de Malta seja coerente com todos os vascaínos históricos, que levantaram esse gigante.

SÃO JANUÁRIO É NOSSO!!.

EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES.

JORGE LUIZ
Paixãodagama
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Commons Wikimedia (foto)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: