O SENTIMENTO/+/NÃO PODE PARAR!

Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.

O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.

Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para
jorge.pehuci@gmail.com.



Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.

Saudações Vascaínas.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

PROJETO DA BIBLIOTECA DIGITAL DO FUTEBOL BRASILEIRO




A "Biblioteca Digital do Futebol Brasileiro" é a maior iniciativa editorial já tentada em nosso País, em todos os tempos. Quero editar e lançar 50 e-books até a Copa de 2018, com os textos clássicos e contemporâneos do futebol brasileiro.

Fico feliz que seja sobre futebol, um tema que me fascina para além da paixão clubística. Porque – como diz José Carlos Asbeg, cineasta, diretor de "1958: o ano em que o mundo descobriu o Brasil":

– Boas histórias não têm camisa!

Tem Thomaz Mazzoni (o mais incensado jornalista esportivo de São Paulo), tem Milton Pedrosa (da Editora Gol – a primeira especializada em livros de futebol em nosso País; a minha é a segunda), tem João Saldanha, tem clubes, biografias, estudos técnicos e táticos, tem história e outras ciências sociais. Tem tudo para provar que #naoesofutebol.

POR QUE INVESTIR NA BIBLIOTECA
Estou gabaritado a afirmar a vocês que posso fazer a Biblioteca acontecer, porque minha vida profissional vem sendo pavimentada por livros, há muito tempo. Trabalho com livros desde 1980, quando fui gerente de propaganda da Editora da Fundação Getulio Vargas.

Minha formação é de designer e redator. Cursei a Escola Superior de Desenho Industrial e o pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing–Rio. Trabalhei no Museu Histórico Nacional, do Rio de Janeiro, como chefe do setor de meios audiovisuais.

Já me envolvi, de várias formas, com dezenas de livros. Para meu trabalho próprio, para editoras e até em editoras. Seja fazendo capas, diagramando miolos, inventando títulos e livros, editorando, revisando, copidescando, preparando originais e, desde 2005, editando, divulgando, lançando e vendendo.

Em futebol, comecei com "O jogo bruto das Copas do Mundo", de Teixeira Heizer, para a Mauad Editora. Depois, editei pela Revan (porque ainda não havia constituído a minha editora), com o saudoso Roberto Porto, "Botafogo: 101 anos de histórias, mitos e superstições".

Em seguida, vieram "O artilheiro que não sorria" (biografia do Quarentinha, craque do Botafogo e da Seleção Brasileira), que "inventei" e para a qual convidei Rafael Casé para escrever.

Depois, fiz "21 depois de 21" (sobre a saga do Botafogo em 1989, saindo de uma "fila" de 21 anos sem título), fiz "Quem derrubou João Saldanha", fiz "1962: o ano Mané" (diário do ano mais vitorioso de Garrincha).

Fiz "Jogo do Senta: a verdadeira origem do chororô". E fiz o último livro de Roberto Porto: "O maior Botafogo de todos os tempos".

Nesse meio tempo, editei "O primeiro ano do resto de nossas vidas", de Mauricio Neves de Jesus (sobre o título do Flamengo em Tóquio, 1981) e "De Charles Miller à Gorduchinha", de Darcio Ricca, (que explica a evolução tática do futebol no Brasil e no Mundo).

MAS NÃO EDITEI SÓ FUTEBOL
Me envolvi com muitos outros títulos:
• "Domingos Brasileiro: no sopro de minhas lembranças", de Mirza Alcântara.
• "Índia: roteiro bem e mal humorado", do musicólogo Ricardo Cravo Albin.
• "Leopoldo – os caminhos de Leopoldo Américo Miguez de Mello" (biografia do criador do Cenpes – Centro de Pesquisa da Petrobras), de André Ribeiro (ele mesmo, biógrafo de Telê Santana e Leônidas da Silva).
• "O céu fala. A gente entende" – de Denise Góes, que conta os 20 anos do instituto de meteorologia Climatempo.
• "O Senhor de Todas as Armas", de Carlos Alberto Tenório (Mauad).
• "O Solar da Fazenda do Rochedo e Cataguases (memórias)" – de Helio Brasil
• "Tesouro: o Palácio da Fazenda da Era Vargas aos 450 Anos do Rio de Janeiro" – de Nireu Cavalcanti e Helio Brasill (Pébola – Casa Editorial)
• "Uma janela para a Serra (a história de Extrema: Portal de Minas)", de André Ribeiro.

INAUGURANDO A BIBLIOTECA DIGITAL DO FUTEBOL BRASILEIRO
Recentemente, lancei no Museu do Futebol, em São Paulo, o primeiro volume da "Biblioteca Digital do Futebol Brasileiro": "Flô, o goleiro 'melhor do mundo'", reedição (em papel e e-book) do primeiro romance esportivo brasileiro (1941), do pioneiro Thomaz Mazzoni, o "Olimpicus" (um dos mais importantes jornalistas paulistanos de todos os tempos).

Ano que vem, comemorando os cem anos de nascimento do João sem Medo, vou lançar "As 100 melhores crônicas – comentadas – de João Saldanha", um livrão de 400 páginas com o melhor do Saldanha botafoguense, boleiro, jornalista e comunista.

E tem muitos outros livros e projetos em andamento, dos quais não falo para não atrair mau-olhado e olho-gordo. Vade retro! Esses, serão anunciados à medida que, como o livro do centenário de nascimento do Saldanha, estiverem assinados e sacramentados. Antes que algum aventureiro lance mão...

MEREÇO SEU APOIO?
"Nunca antes na história deste País..." se tentou realizar um projeto editorial deste porte. Cinquenta e-books, com os textos clássicos e contemporâneos, da historiografia do futebol brasileiro, recuperando acervos históricos, perdidos entre traças e cupins e a falta de memória do nosso País.

E lançar este projeto em e-book tem tudo a ver com o que eu falo e digo há anos:

• As dificuldades de editar em papel
• Porque as livrarias não mais consignam, só compram pontualmente o que vendem.
• Tem editora fechando, tem editora diminuindo e eu querendo aumentar.
• Os Correios, depois de muitas reclamações, resolveu ser parceiro (vamos ver se a "Livros Log" vai adiante).

POR QUE PRECISAMOS DO SEU APOIO
Para tocar melhor o projeto, preciso de gente, insumos e melhorar equipamentos. Gente para ajudar a pesquisar, revisar, preparar originais, copidescar, editorar, criar capas, divulgar, converter livros em e-books, distribuir...

Não posso, não sei, não quero e não vou fazer tudo sozinho, mesmo porque é impossível, e nenhum homem é uma ilha. Hoje, tenho parceiros que me ajudam porque propus a eles uniões em que se tornaram sócios dos projetos em que se envolveram. Mas pretendo chegar ao patamar de ampliar as parcerias, e pagar as pessoas sem que precise cooptá-las para a Biblioteca.

COMO VOCÊ PODE NOS APOIAR
O site Apoia.Se é um site diferente de "crowdfunding" (pode chamar de "financiamento coletivo" ou "vaquinha"). Ele não existe para financiar um projeto, antes para financiar um produtor cultural – que pode ser um criador, um artista plástico, um músico, um roteirista, ou um editor como eu.

Gente que precisa viver da sua arte, ser amparado por mecenato – uma "proteção financeira" que permite ao artista/produtor-agitador cultural viver para a sua arte.

Com seu apoio financeiro recorrente (isto é, mensal e consecutivo – enquanto você achar que mereço e faço jus ao seu apoio), posso adquirir serviços, produtos e insumos que necessito para tocar o projeto da Biblioteca.

COM QUANTO VOCÊ PODE NOS APOIAR 
No Apoia-Se, é você quem decide com quanto quer me apoiar, e por quanto tempo durará seu mecenato. Vai depender de mim, do desenvolvimento do meu trabalho, sua satisfação em ver que a contribuição mensal que você investe em mim tem resultado e contrapartida.

E – creia-me – eu não apenas vou me empenhar em produzir os livros como prometido, mas vou também prestar contas, pelo menos quinzenalmente, do que ando fazendo.

Com contribuições recorrentes a partir de R$10 (dez reais) mensais, você me ajuda a tocar a Biblioteca, neste País sem grana de patrocínio e sem política cultural, em que tudo é feito com abnegação e amor.

O QUE EU FAZEMOS COM O SEU DINHEIRO
Com os cinco apoiadores que me apoiam até o momento em que escrevo, e que me oferecem R$110 mensais, adquiri uma assinatura mensal do software "In Design", da Adobe, que uso para editorar os livros e convertê-los em e-books. A assinatura custa R$85/mês. Antes, confesso, eu usava um software "pirata".

MAS HÁ MUITAS OUTRAS COISAS A FAZER
Ainda preciso de apoio para outras coisas. Para contratar mais gente pra ajudar (basicamente pesquisadores e tradutores – porque pretendo editar meus e-books em inglês e espanhol, para poder vendê-los no mercado internacional). Para comprar insumos (papel e assinaturas de jornais e revistas digitais), para pagar contas de consumo (basicamente, luz e telefonia). E, dentro em breve, para poder me dedicar exclusivamente aos meus e-books e à Biblioteca, sem ter que trabalhar em serviços paralelos ou divergentes da minha proposta original.

VAMOS JUNTOS NESSA!
Leia mais sobre o projeto em https://apoia.se/livrosdefutebol. E decida com quanto você quer e/ou pode me apoiar. No site, você escolhe como e com quanto prefere apoiar. Para isso, criei sugestões de valores, com suas contrapartidas/recompensas:

GERAL: R$10/POR MÊS• Acesso gratuito aos e-books da livrosdefutebol enquanto durar sua contribuição
• Seu nome em forma de agradecimento nas redes sociais, e-books e, quando existentes, em livros impressos.

ARQUIBANCADA: R$20/POR MÊS• Acesso gratuito aos e-books da livrosdefutebol enquanto durar sua contribuição
• Sorteio bimenstral de livros através da nossa página no Facebook durante um ano
• Seu nome em forma de agradecimento nas redes sociais, e-books e, quando existentes, em livros impressos.

CADEIRA ESPECIAL: R$50/POR MÊS • Acesso gratuito a dois e-books da livrosdefutebol por mês enquanto durar sua contribuição
• Sorteio mensal de livros através da nossa página no Facebook durante um ano
• Acesso a conteúdo exclusivo no novo site e redes sociais

CADEIRA PERPÉTUA: R$100/POR MÊS• Acesso gratuito permanente aos e-books da livrosdefutebol
• Participar do sorteio mensal de livros através da nossa página no Facebook durante um ano
• Interação e informação privilegiada através do Whatsapp
• Degustação gratuita e exclusiva de capítulos inéditos de obras que formos lançar
• Você será nosso convidado especial para noites de autógrafos e eventos que realizarmos, com privilégio nas filas.

QUALQUER DÚVIDA, FALE COMIGO
Agradeço por você ter chegado até aqui. Gostou do que leu? Tem dúvidas? Vai me apoiar? Na geral ou na cadeira perpétua? Quer me apoiar com um valor diferente? Fazer uma doação de um equipamento que possa me ajudar?

A qualquer momento, você pode tirar suas dúvidas, fazer críticas e propor ideias sobre o projeto da "Biblioteca Digital do Futebol Brasileiro".

Fale pessoalmente comigo, de segunda a sexta, das 10h ao meio-dia:

• Pelo telefone (21)988-592-908 (Vivo).
• Marque encontro pelo WhatsApp (acima)
• Marque um papo pelo Skype. Então, é cesar_oliveira_editor.
• Se preferir, escreva para livrosdefutebol@gmail.com.
• Ou mande uma mensagem pelo Facebook: http://goo.gl/uVn2RW

Você receberá resposta no mesmo dia.

Grato,

César Oliveira
Editor Livrosdefutebol



Jorge Luiz Alves Bezerra
Autor do Livro Oficial Paixão da Gama
Editor do Blog Paixão da Gama

Contatos |


FONTE: LIVROS DE FUTEBOL / CAIO OLIVEIRA (TEXTO E IMAGEM)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: