O SENTIMENTO/+/NÃO PODE PARAR!

Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.

O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.

Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para
jorge.pehuci@gmail.com.



Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.

Saudações Vascaínas.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

HOMENAGEM DO BLOG PAIXÃO DA GAMA AO TETRACAMPEONATO BRASILEIRO DO VASCO.

Caros vascaínos, saudações


Em um dia como esse 18 de janeiro, no ano de 2001, a final do Campeonato Brasileiro de 2000 era disputado entre Vasco da Gama e o São Caetano (SP), no Maracanã.

O ano de 2000 foi um ano de muitas alegrias e superação para toda a imensa torcida bem feliz do Gigante da Colina, depois de perder as finais do Campeonato Carioca e com o Torneio Rio São Paulo, o clube do Almirante Português chegou ao Campeonato Brasileiro como um dos maiores favoritos e fez por merecer.

Atropelando seus adversários a cada rodada, o time vascaíno ainda vinha bem na Copa Mercosul 2000, torneio vencido de forma heróica em uma virada histórica e jamais vista em todo o mundo esportiva, mesmo depois de terminar a primeira etapa da partida perdendo por 3 a 0 para o Palmeiras em uma noite mágica para todos os cruzmaltinos.

A competição foi polêmica desde o início, começando pela CBF que após divergência com o clube de Brasília, o Gama, autorizou o Clube dos Treze a organizar o campeonato desde que o Gama não fosse incluído. A competição teve o nome de Copa João Havelange, e previa o cruzamento, após a fase de classificação, entre clubes das três divisões do futebol brasileiro. O torneio foi dividido em módulos: Verde, Amarelo, Azul, e Branco.

Esse modelo de competição foi posto em prática em 1987, com a Copa União, com regulamento semelhante, com o Sport Recife sagrando-se campeão brasileiro após desistência de Flamengo e Internacional, ambos orientados pelo Clube dos Treze, de não comparecer aos jogos relativos ao cruzamento entre os módulos verde e amarelo.

Mas durante a Copa João Havelange, um clube vindo do interior de São Paulo, o São Caetano, passou a eliminar clubes de expressão no cenário futebolístico nacional, caíram diante do Azulão, os temidos Grêmio, Fluminense e Palmeiras, e colocaram o clube paulista nas finais do campeonato.

O Vasco da Gama tinha um time praticamente imbatível com: Hélton; Clébson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Nasa, Jorginho (Henrique), Juninho Pernambucano e Juninho Paulista; Euller (Pedrinho) e Romário. sob o comendo do Técnico: Joel Santana.

Na primeira partida, em 27 de dezembro de 2000, no Palestra Itália, Vasco e São Caetano empataram em 1 a 1, ficando a decisão para o jogo final a ser disputado em 30 de dezembro em São Januário.

Essa partida teve lances dramáticos quando aos 23 minutos do primeiro tempo após briga nas arquibancadas entre torcedores que ocasionou na queda do alambrado.

Após todos os torcedores serem atendidos e o comandante do policiamento garantirem a segurança no estádio, o jogo iria reiniciar, mas, o governador do Rio de Janeiro, Antony Garotinho, provocado pela Rede Globo, que não queria atrasar sua grade de programação, solicitou ao comandante do policiamento que impedisse o recomeço do jogo.

Essa atitude das autoridades, combinada com o apoio da Rede Globo e da imprensa paulista deu início na campanha para culpar o Vasco pelo acidente no estádio e declarar o São Caetano como campeão brasileiro.

Como não existiam datas disponíveis para nova partida, o campeonato foi parar no STJD que teria que tomar uma decisão: Dar o título do clube paulista ou marcar nova data para realização de nova partida.

O Superior tribunal foi rápido, e mesmo com a campanha declarada da Rede Globo, que editou as imagens do jogo anterior para fazer com que todos imaginassem que o Presidente do Vasco, Eurico Miranda, teria mandado retirar todos os feridos de campo para recomeçar a partida em 30 de dezembro, ocultando que o dirigente, no começo do acidente no Estádio de São Januário, foi categórico em priorizar o atendimento das vítimas, e marcou o dia 18 de janeiro de 2001 como data da final do campeonato.

O gramado do Maracanã não estava em boas condições, já que foi replantado a pouco tempo, motivo pelo qual a partida de 30 de dezembro fora marcado para o estádio do Vasco, e prevendo que o STJD iria marcar a data da final, Eurico Miranda convoca todos os jogadores dias antes para a preparação para o jogo, até Romário que estava em férias nos Estados Unidos retornou ao Brasil para disputar essa partida.

A torcida do Vasco foi ao Maracanã em clima de festa e confiante que esse seria o jogo do Tetracampeonato Brasileiro do Vasco, nas arquibandas do estádio, presença ilustre dos integrantes da Banda Iron Maiden que inspiraram os torcedores da Força Jovem do Vasco que homenageiam a banda com uma bandeira gigante com o desenho do Eddie, personagem idealizado pela banda de heavy metal.

O Vasco da Gama entrou no gramado do Maracanã com o logo do SBT, e a poderosa Rede Globo, que tentou de todas as maneiras prejudicar o Gigante da Colina, manipulando imagens, veiculando matérias em sua programação e colocando seus jornalistas e repórteres para produzirem material que colocassem no clube a culpa pela queda do alambrado, e com essas manobras eliminar o Vasco da competição dando ao São Caetano o título de campeão brasileiro, teve que transmitir a partida e a comemoração do time e da torcida ao final do jogo.

O jogo foi muito disputado no início e o Vasco abriu o placar com Juninho Pernambucano aos 29 minutos depois de Romário ajeitar a bola na entrada da área adversária, acertando o ângulo do goleiro Silvio Luiz. Mas aos 36 minutos de jogo, o time paulista empata a partida. O Vasco parte para o desempate ainda no primeiro tempo e depois de jogada pela esquerda, Jorginho Paulista faz 2 a 1 para o Vasco, aos 40 minutos.

No segundo tempo logo aos 7 minutos, o baixinho Romário recebe a bola e arranca para dentro da área adversária e fuzila o gol e marcando o gol do título, Vasco 3 a 1.

A partida seguiu durante todo o restante com ambas as equipes tentando o ataque mas o VASCO SAGROU-SE TETRACAMPEÃO BRASILEIRO.

Assista a reportagens que contaram como foi essa tarde/noite de glória vascaína:



EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!


Jorge Luiz Alves Bezerra
Blog Paixão da Gama

Compre o LIVRO PAIXÃO DA GAMA em pré-venda exclusivamente pelo e-mail: jorge_luiz@crvasco.com.br com desconto e frete grátis(*).

Livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina brevemente disponível em todo Brasil. Mais detalhes com imagens e declarações dos personagens que viveram esse momento histórico estão no livro, ADQUIRA JÁ EM PRÉ-VENDA.

Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Wikipédia.com no endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Jo%C3%A3o_Havelange (pesquisa) / Bolanaárea.com (Imagem: Juninho Pernambucano comemora gol com Romário e Juninho Paulista).
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: