O SENTIMENTO/+/NÃO PODE PARAR!

Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.

O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.

Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para
jorge.pehuci@gmail.com.



Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.

Saudações Vascaínas.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Há 64 anos o Vasco conquistava Sulamericano de Clubes Campeões.

Caros vascaínos, saudações.

Há 64 anos o Vasco da Gama conquistava o primeiro título internacional disputado no exterior por um clube de futebol brasileiro, incluindo-se a Seleção Brasileira: Campeão Sulamericano de Clubes Campeões, disputado no Chile em 1948.

A façanha do Expresso da Vitória tornou o clube conhecido internacionalmente e fez com que vários clubes e entidades europeias convidassem o Vasco da Gama para disputar vários torneios no velho continente.

O chamado Expresso da Vitória, como era conhecido o time cruzmaltino, vinha dando várias demonstrações de superioridade, vencendo campeonatos e torneios de forma invicta e por esse motivo foi convidado para participar do I Campeonato  Sulamericano de Clubes Campeões, que inspirou a criação pela Conmebol da Taça Libertadores da América, com todos os demais participantes sendo campeões nacionais.

Nacional (URU), Colo-Colo (CHI), River Plate (ARG), Emelec (QUE), Municipal (PER), e El Litoral (BOL), todos campeões nacionais e o Vasco da Gama que indiscutivelmente era a melhor equipe brasileira à época.

A CAMPANHA

A partida de estreia foi contra o El Litoral com vitória vascaína por 2 a 1, em 14 de fevereiro, com gols de Lelé.  Em 18 de fevereiro nova vitória, dessa vez contra o Nacional pelo placar de 4 a 1, marcando os gols Ademir, Danilo, Maneca e Friaça. Na partida contra o Municipal, nova goleada, agora por 4 a 0, com gols marcados por Lelé, Friaça (2), e Ismael, em 25 de fevereiro.  O Emelec perdeu para o Vasco por 1 a 0, com o gol marcado por Ismael em 28 de fevereiro.  Logo em 08 de março, o Vasco entrava em campo novamente e empatava sua primeira partida pelo placar de 1 a 1, com Friaça marcando o gol cruzmaltino.

A FINAL

O Vasco da Gama chegou de forma invicta a final do campeonato, com a vantagem do empate sobre o temido River Plate de Di Stéfano, que era apelidado pela imprensa portenha como "La Maquina" e vinha de vitórias arrasadoras no campeonato nacional.

Trecho extraído do Livro Paixão da Gama

A final foi no dia 14 de março e foi marcada por muitas emoções até o apito final do juiz. O VASCO DA GAMA abre o placar, mas o juiz, que era visivelmente tendencioso, anula o gol marcado por Chico. No segundo tempo da partida foi marcado um pênalti(1) contra o VASCO DA GAMA, mas, então, brilha a estrela de Barbosa, o goleiro vascaíno tem a frente um dos maiores jogadores da história do futebol argentino, Labruña se prepara para cobrar o pênalti, o estádio fica em silêncio, como se não pudesse respirar. Labruña chuta e Barbosa defende. Garantimos o empate de 0 a 0 e o título de CAMPEÃO SULAMERICANO DE CLUBES CAMPEÕES.

 

A competição inspirou a UEFA na criação da Champions League, além de muitos torneios e campeonatos criados na Europa para medir forças entre equipes Sulamericanas e Européias.

 

A Conquista do campeonato foi reconhecida pela Conmebol em 1996, após investida do então Vice-presidente de futebol do clube, Eurico Miranda, tendo sido considerado como o precursor da Copa Libertadores, motivo pelo qual o clube disputou, em 1997, a Supercopa dos Campeões da Libertadores, torneio extinto pela entidade.

 

Cópia do ofício da Conmebol à imprensa, reconhecendo título como primeiro campeonato sulamericano:  http://www.casaca.com.br/home/wp-content/uploads/2012/02/img025-630x890.jpg

 

Matéria especial do site Jornal Vascaíno, detalhando a conquista: http://www.jornalvascaino.com/especial_001.html

 

Saiba mais detalhes com fotos históricas dessa e muitas outras conquistas no LIVRO PAIXÃO DA GAMA, o livro oficial mais completo da história do Vasco que está em pré-venda através do e-mail jorge_luiz@crvasco.com.br com desconto especial e frete grátis(*).

 

EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!

 

JORGE LUIZ ALVES BEZERRA

 

Nota do Autor: (1) Alguns historiadores citam que o famoso pênalti nunca existiu, mas o fato é contado até os dias de hoje, inclusive no Livro Oficial do Centenário do Vasco da Gama 1998.

 

Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Reprodução (Taças conquistadas no Torneio) / JornalVascaino.com (pesquisa) / Casaca.com.br (oficial Conmebol).

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: