O SENTIMENTO/+/NÃO PODE PARAR!

Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.

O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.

Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para
jorge.pehuci@gmail.com.



Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.

Saudações Vascaínas.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

VASCO CAMPEÃO CARIOCA DE 1923


Caros vascaínos e vascaínas, saudações.

Um história de lutas e glórias imaculada, essa é a frase que mais identifica o Club de Regatas Vasco da Gama.

O clube nasceu no subúrbio carioca em 21 de agosto de 1898 para disputar as competições de remo por quatro pioneiros portugueses e foi fundado com o nome do navegador português numa alusão aos 400 anos da descoberta do caminho marítimo para as Índias.

Nasceu gigante e já durante as disputas no remo foi perseguido pelos rivais que não aceitavam perder regatas após regatas para os "portugas".

Mas o clube foi abraçado pelos mais pobres e humildes. E o clube também acolheu os menos favorecidos e juntos trilharam o caminho das vitórias.

Bicampeão nos anos 1905 e 1906, no remo, o Vasco da Gama ganhava cada vez mais adeptos. O clube crescia e se agigantava cada vez mais e os rivais passaram a temer sua ascensão.

Modificaram o regulamento na Federação Fluminense de Remo em 1912 para excluir das regatas que decidiam o Campeonato de Remo os atletas que tinham dois ou mais títulos, justamente os remadores do Vasco que detinham a maior quantidade de títulos no Remo Carioca, era a lei do "Hors-concours".

As rivalidades se acirraram e o Vasco, injustiçado, pagou com fidalguia aquela manobra covarde: Emprestou seu melhor barco para o rivais disputarem provas.

Mas foi no futebol do Vasco que o clube daria uma resposta à altura.

Criado o departamento de futebol em 1915, o Vasco organizou o departamento e após galgar degrau por degrau chegou à elite do futebol carioca em 1923.

Os rivais não acreditaram que aquele time composto por negros, pobres e operários pudesse ganhar uma partida sequer.

Mas os dirigentes vascaínos trouxeram Ramon Platero, o treinador do rival da Gávea, para montar a equipe que colocaria os adversários no seu devido lugar.

Arrebanhando jogadores nas ligas suburbanas o Vasco montou um time formado por jovens promissores e o treinador fazia questão que os atletas realizassem treinamentos diários, uma inovação para a época.

Os jogadores eram vistos correndo ao redor do campo da Rua Moraes e Silva logo cedo e ganharam resistência física.

Bem treinados, os jogadores tinham disposição para todo o jogo e era rotina o Vasco vencer as partidas de virada, quando os rivais estavam cansados. Veio dessa época o apelido de "Time da virada" que foi massificada em 1978 quando a torcida passou a cantar nas arquibancadas: "O Vasco é o time da virada, o Vasco é o time do amor...".

Subindo de divisão em 1922, o Vasco chegava e fazia suas vítimas na divisão principal do Campeonato Carioca e todos os grandes clubes da época perderam suas partidas para o Vasco e alguns deles com goleadas.

O time se supera em todos os aspectos e conquista o 1º Campeonato Carioca do clube no ano de estreia na competição.

Uma façanha incrível para um clube pequeno e sem recursos que ousou se tornar grande.

VASCO DA GAMA, 1º TÍTULO CAMPEÃO CARIOCA 1923!

Confira mais detalhes dessa conquista histórica no Livro Oficial Paixão da Gama, o mais completo da história do Vasco, desde 1898.


Adquira o livro com desconto especial e frete grátis(*) direto com o autor: jorge_luiz@crvasco.com.br

EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!

JORGE LUIZ ALVES BEZERRA

Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Imagem (Reprodução).
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: