O SENTIMENTO/+/NÃO PODE PARAR!

Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.

O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.

Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para
jorge.pehuci@gmail.com.



Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.

Saudações Vascaínas.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PRIMEIRO CAMPEONATO INVICTO DO VASCO.

Caros vascaínos, saudações.
Neste dia 30 de novembro de 2011, o VASCO DA GAMA comemora 87 anos do primeiro título estadual invicto de sua história.  Após vencer de forma brilhante, no ano de sua estréia na divisão especial do Rio, juntamente com todos os "grandes" clubes cariocas, o Campeonato Carioca 1923, o Time do Almirante foi impedido pelos "grandes" clubes da época de se filiar a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos - AMEA, para as disputas do campeonato de 1924, sob alegação de ter jogadores profissionais, o que era proibido à época, mas o que na verdade deixava aquela turma surpresa era que vinham sofrendo derrotas humilhantes para o Vasco.
A forma encontrada pela AMEA, a liga racista do Rio de Janeiro, era de tentar excluir do time vascaíno, doze atletas negros, operários, podres e considerados analfabetos.
Neste momento histórico, o presidente do Vasco, Sr. José Augusto Prestes, envia à AMEA a carta de desistência de filiação que ficou conhecida como "Resposta Histórica", em um trecho da carta o presidente declara abertamente os motivos que levaram a associação a impedir a filização do Vasco: "...Quanto a condição de eliminarmos doze (12) jogadores das nossas equipes, resolve por unanimidade a diretoria do Club de Regatas Vasco da Gama, não a dever aceitar, por não se conformar com o processo por que foi feita a investigação das posições sociais desses nossos consócios, investigações levadas a um tribunal onde não tiveram nem representação nem defesa..."
Em outro trecho da carta, diz o presidente em defesa dos seus atletas: "... Estamos certos de que V. Exª será a primeira a reconhecer que seria um ato pouco digno de nossa parte sacrificar, ao desejo de filiar-se a AMEA, alguns dos que lutaram para que tivéssemos, entre outras vitórias, a do Campeonato de Futebol da Cidade do Rio de Janeiro de 1923. São 12 jogadores jovens, quase todos brasileiros, no começo de suas carreiras. Um ato público que os maculasse nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem esta casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que eles, com tanta galhardia, cobriram de glórias."
A Carta está emoldurada no Salão de Troféus do clube, já que esse pode ser considerado como um feito histórico do Vasco.
Com a desistência de participar da Liga Racista, o Vasco permaneceu na Liga Metropolitana de Desportos Terrestres - LMDT, disputando o Campeonato Estadual por essa instituição.  Depois de dezesseis rodadas, o  VASCO DA GAMA venceu todas as partidas da competição, feito jamais igualado por clube algum no Rio de Janeiro.
A partida que consagrou o 1º Título Invicto da História do Vasco da Gama foi contra o Bonsucesso em 30/11/1924, vitória por 1 a 0, com o gol marcado pelo atacante Cecy. O artilheiro vascaíno foi Russinho que marcou 12 gols na campanha histórica.
Ao todo o Gigante da Colina ostenta 5 (cinco) títulos invictos do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro: 1924; 1945; 1947; 1949; e 1992.
O campeonato organizado pela AMEA foi um fracasso de público e renda, e para resolver o problema a associação convida o Vasco para se filiar e participar da competição no ano seguinte, sendo essa uma das maiores vitórias do clube em toda sua história.
Muitas glórias ao Gigante da Colina.
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
Jorge Luiz Alves Bezerra
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Netvasco.com.br/mauroprais (Time Bicampeão de 1923/1924).
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: