O SENTIMENTO/+/NÃO PODE PARAR!

Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.

O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.

Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para
jorge.pehuci@gmail.com.



Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.

Saudações Vascaínas.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Há 55 anos, Pelé marcava seus primeiros gols internacionais pelo Vasco

Caros Vascaínos e Vascaínas, saudações.

Há 55 anos e ainda no início de sua carreira, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, marcava seus primeiros gols internacionais. O mais curioso é que esses gols foram marcados com a Sagrada Camisa do Vasco em um torneio internacional em que participavam também o Santos (SP) e o Belenenses (Portugal), o Dínamo Zagreb, o São Paulo, e o rival da Gávea.

A Taça Morumbi, apesar do nome, foi disputado no Rio de Janeiro e São Paulo, e de acordo com as regras quando a partida fosse na capital do estado do Rio de Janeiro, o time vestiria a Sagrada Camisa do Vasco, e quando fosse realizada a partida em São Paulo, estariam com camisa do Santos.

Logo na estréia da competição, no Rio de Janeiro, o Vasco da Gama, com vários  jogadores do Santos, venceria o Belenenses de Portugal pelo placar de 6 a 1, com o jovem Pelé, ainda com 16 anos, fazendo 3(três) gols na equipe portuguesa.

O torneio teve somente 4 (quatro) partidas disputadas, sendo 3 (três) com a Sagrada Camisa do Vasco e uma com a do Santos, sendo que o jovem atacante Pelé fez gol em todas as partidas.  Essas atuações do jogador que anos depois seria aclamado como o "Rei do Futebol" foram fundamentais para que ele fosse convocado para a Seleção Brasileira que estava se preparando para a Copa do Mundo de 1958.  Ainda hoje, Pelé, em suas declarações, reconhece o Vasco da Gama como o clube que projetou seu nome no futebol.

Confiram a ficha técnica dessa partida em 19 de junho de 1957.

Combinado Vasco-Santos 6 x 1 Belenenses (Portugal)
Data: 19/6/1957
Local: Maracanã
Juiz: Amílcar Ferreira
Gols: Pelé(3), Álvaro(2), Pepe (Vasco-Santos) e Matateu (Belenenses)

Vasco-Santos: Wagner, Paulinho, Bellini, Ivan; Urubatão, Brauner; Iedo (Artoff), Pelé, Álvaro, Jair (Valdemar), Pepe.

Belenenses: Pereira, Polido (Moreira), Pires, Carlos Silva; Pires, Vicente
(Pelefero); Dimas, Faia, Ricardo Peres, Matateu, Tito.

Um dos ídolos do Vasco da Gama também disputou aquele torneio, Jair Rosa Pinto, que foi negociado com o Santos há mais de uma década.

Saiba mais sobre Pelé e vários outros ídolos do Vasco da Gama no Livro Oficial Paixão da Gama, que conta em detalhes toda história de glórias e conquistas do Gigante da Colina. Títulos inesquecíveis, viradas históricas, sedes, jogadores, presidentes, treinadores, torcida e muito mais. Para mais detalhes sobre o livro acesse www.paixaodagama.blogspot.com ou entre em contato com o autor pelo e-mail jorge_luiz@crvasco.com.br  

EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!

Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / www.netvasco.com.br/mauroprais (dados e foto).

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: