O SENTIMENTO/+/NÃO PODE PARAR!

Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.

O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.

Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para
jorge.pehuci@gmail.com.



Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.

Saudações Vascaínas.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Nota de Repúdio | São Januário faz parte da história do Brasil.



Caros vascaínos e vascaínas, saudações!

Venho por meio desta externar nosso repúdio a matéria veiculada pelo canal por assinatura Sportv através do programa SportvNews no último dia 16/11, segunda-feira com o título 'Com riscos de violência, segurança no jogo entre Vasco e Corinthians será reforçada'.

Na citada matéria o repórter Fred Justo, tendo ao fundo o Estádio de São Januário, de propriedade do Vasco da Gama, relata: '...São Januário, um estádio de difícil acesso, com ruas estreitas, rodeado de favelas com a presença de traficantes de drogas...'.

No início da matéria deixam transparecer que 'São Januário' tem histórico de brigas e confusões mas curiosamente é citada uma na década de 1980 e outras duas citações não tem nada a ver com o estádio do Vasco. No Estádio Mané Garrincha em Brasília (DF) a confusão foi provocada pela torcida do Corinthians que invadiu local destinado aos vascaínos com agressões e participação de envolvidos na morte do garoto Kevin Spada em Oruro. Outra citação é de, novamente, agressão de corintianos aos torcedores do Vasco em aeroporto de Natal (RN).

Outra situação que é omitida na matéria é que quando falam em 'rodeado de favelas' deveriam ter o cuidado de citar que a Barreira do Vasco é uma comunidade pacificada pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro em 12/04/2013.

Nunca houve o cerceamento do direito do torcedor de ir e vir, direito constitucional, nos arredores de qualquer estádio brasileiro.

Jamais foi proibido o direito de utilização de sinalizadores em local aberto, e no caso da torcida vascaína, a proibição não é sequer questionada.

A matéria citada é tendenciosa, não deu vez e voz à torcida vascaína, tampouco alguém do clube pode dar sua versão sobre a 'fama' de estádio com histórico de violências.

Quantas partidas foram jogadas em São Januário desde 21 de abril de 1927 sem qualquer situação de risco a torcedores adversários?

Porque somente o estádio do Vasco tem essa 'má vontade' dos órgãos de segurança e da imprensa?

Lembremo-nos que a Vila Belmiro, em Santos (SP) também é situado em local de difícil acesso mas jamais se deixou de jogar algum clássico naquela praça esportiva.

Nos arredores do Pacaembu, do Itaquerão, do Parque Antártica (hoje Allianz Parque), do Moisés Lucarelli, do Brinco de Ouro, do Canindé, todos eles já houveram inúmeros casos de agressões, brigas generalizadas, e até mortes em alguns casos.

Mas o estádio do Vasco sempre é citado em certas matérias para denegrir o clube. Não possível que não se tenha senso crítico ao fazer uma matéria como essa.

Na qualidade de torcedores do Vasco, sentimo-nos agredidos com os termos pejorativos impingidos ao mais tradicional estádio brasileiro, reconhecido internacionalmente como pudemos ver durante a Copa do Mundo no ano passado, quando a Federação Espanhola de futebol postou matéria em seu site oficial com o título 'La roja se entrena em espectacular estadio del Vasco da Gama'. Diversas outras seleções treinaram e elogiaram o estádio, dentre elas a Seleção da Alemanha campeã mundial em 2014.

O Estádio de São Januário foi construído após o Vasco ter sido impedido de ingressar na AMEA, a associação racista da década de 1920, e pelas mãos de sua torcida que ergueu o maior estádio sul-americano à época. Lá o presidente Getúlio Vargas comemorava com os trabalhadores o Dia do Trabalho e das tribunas de São Januário o presidente consolidou as Leis Trabalhistas.


Getúlio Vargas desfila em carro aberto (1º de maio de 1943).

Em São Januário o maior maestro brasileiro, Heytor Villas Lobos regia coro de milhares de estudantes.

No estádio do Vasco desfilaram os maiores goleadores do clube e da seleção brasileira: Vavá, Ademir, Roberto Dinamite, Romário, Bebeto, e dezenas de outras lendas do futebol.

Em São Januário foram recrutados mais de 10 mil soldados quando lá existia um Tiro de Guerra de instrução militar.

São Januário é um patrimônio histórico, social e esportivo, do Brasil, e merece o devido respeito de todos, sejam torcedores vascaínos ou não, imprensa, e a sociedade em geral.

Fica o nosso repúdio e que ao citar o ESTÁDIO DE SÃO JANUÁRIO não omitam sua história, e não o vinculem a fatos que não condiz com sua trajetória de abrigar negros, pobres, operários, classes menos favorecidas, e promover a igualdade entre todos.

Somos o Vasco da Gama, estádio, símbolos e história!

Jorge Luiz Alves Bezerra
Autor do Livro Oficial Paixão da Gama
Editor do Blog Paixão da Gama

Fonte: Blog Paixão da Gama (Texto) / Globo.com (Matéria citada acessado em 18/11/2015 no endereço: http://globotv.globo.com/sportv/taca-libertadores/v/com-riscos-de-violencia-seguranca-no-jogo-entre-vasco-e-corinthians-sera-reforcada/4613246/ ) / FGV (Foto Getúlio Vargas) / Reprodução (Estádio São Januário).
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: