O SENTIMENTO/+/NÃO PODE PARAR!

Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.

O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.

Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para
jorge.pehuci@gmail.com.



Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.

Saudações Vascaínas.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Vasco, 100 anos de Futebol.





Caros vascaínos e vascaínas, saudações!

Quando os dirigentes do Club de Regatas Vasco da Gama chegaram a reunião que selaria a fusão do Luzitânia Sport Club em 26 de novembro de 1915 tinham em mente somente a criação de mais um esporte para os associados do clube.

Mas 100 anos depois o futebol do Vasco chegou a todos os continentes, inspirou vários outros grupos de esportistas pelo mundo que criaram clubes homônimos, disseminou a paixão pelo esporte que domina o mundo, e tornou o Vasco da Gama em um Gigante mundial.

Reconhecido pelos seus feitos incríveis no Brasil, na América do Sul, na Europa e ao redor de todo o planeta, o Vasco mostrou sua força diante de equipes que achavam ser imbatíveis, até que tiveram pela frente o Clube da Cruz de Malta, descendentes de Guerreiros Templários, que defenderam a Terra Santa por séculos.

O Vasco chegou à elite do futebol carioca em 1923 e já enfrentou os 'grandes' com altivez, vencendo todos e se tornando no único clube a conquistar o Campeonato Carioca no ano de estreia na elite.





O Vasco foi o primeiro clube a lutar pelos negros, pobres e operários.

Foi o primeiro e único clube a abdicar do direito de disputar o campeonato carioca pela recém criada Associação Metropolitana de Esportes Athléticos - AMEA.

Construiu o maior estádio Sul-Americano em 1927, Estádio de São Januário, através de campanha entre sua torcida.





Foi no Vasco que várias expressões usadas até hoje no futebol e se tornaram patrimônio do esporte como 'bicho', 'Gandula', 'Expressinho', 'Vaquinha', etc.

Doou dois aviões ao Brasil para campanha brasileira na Segunda Grande Guerra.

Promoveu a instrução de mais de 10 mil soldados que serviram ao Exército Brasileiro nas dependências de São Januário.

O Estádio de São Januário foi palco da promulgação das Leis Trabalhistas na década de 1940.

Ainda naqueles anos recebeu o grande maestro Heitor Villa Lobos que regeu coro de milhares de estudantes.

Conquistou o primeiro título internacional no exterior do futebol brasileiro quando venceu o I Torneio Sul-Americano de Clubes Campeões em Santiago (Chile) em 1948, no seu cinquentenário.





Venceu na Europa o maior clube do continente, o Real Madrid, no Estádio des Frances e trouxe o Torneio de Paris de 1957 para o Brasil.

Tornou-se no clube brasileiro com mais troféus vencidos na Espanha com o Tricampeonato do Troféu Ramon de Carranza, Troféu Teresa Herrera, Torneio Cidade de Zaragoza, Troféu da Cidade de Palma de Mallorca, e muitos outros.

Venceu o Torneio da Amizade no Gabão (África).

Foi o primeiro clube do Rio de Janeiro a conquistar o Campeonato Brasileiro em 1974 de forma inesperada, para os críticos, já que os favoritos eram o Santos, Cruzeiro e Internacional.

Contra o São Paulo, no Morumbi, Sorato entrou para a história do futebol e conquistou com o Vasco o Bicampeonato Brasileiro.

Em 1997 o ídolo Edmundo fez de tudo em campo e fora dele, e com um elenco inesquecível trouxe mais um Brasileirão para a Colina Histórica.

No ano do centenário em 1998, formou um time incrível e conquistou a Taça Libertadores da América.


      

Brindou sua torcida com a Virada do Milênio quando mesmo ao tomar 3 a 0 no primeiro tempo da Copa Mercosul para o Palmeiras, virou para 4 a 3 e conquistou seu terceiro título Sul-Americano.

Mesmo após os 'inimigos' do Vasco tentarem dar ao São Caetano, revelação do Brasileirão, o título de campeão em 2000, o Vasco venceu no campo e comemorou com Romário o Tetracampeonato.

O único título nacional que faltava chegou com muita emoção em 2011, a Copa do Brasil, com elenco formado por vários atletas que viriam a ser disputados por todos os grandes clubes brasileiros como Dedé, Rômulo, Allan, Fágner, Ramon, Nilton, Fernando Prass, e os ídolos Diego Souza e Felipe.

Mas a história dos 100 anos de futebol do Vasco não cabem em uma postagem, ou matéria.

Quando publiquei o Livro Oficial Paixão da Gama em 2011, com 640 páginas, tive de reduzir em mais de duzentas páginas para não ficar difícil a impressão e montagem do livro.




O futebol vascaíno tem ao longo desses 100 anos milhares de histórias incríveis e que somente poderia ser produzida pelos vascaínos ao longo de sua existência.

E para os que acreditam que o futebol do Vasco tende a ficar cada vez menos eficiente, fiquem atentos, porque o Vasco sempre vem mais forte a cada temporada de falta de títulos. Vide a década de 1960 em que o Vasco passou período sem títulos de expressão, mas se recuperou nos anos seguintes.

Para que o clube possa se reerguer é preciso que a torcida carregue o clube nos braços como sempre fez desde 1898, quando apoiou na construção de São Januário, quando os jogadores precisavam de instrução e receberam aulas, quando o presidente Washington Luiz proibiu a importação de cimento belga para construir o estádio e o engenheiro promoveu uma mistura inusitada de areia, ferro e brita, quando os torcedores participavam da Campanha dos Dez Mil, do Chá das Cinco, quando ajudaram o Vasco a comprar dois aviões e doar a Força Expedicionária Brasileira que combateu os nazistas na Itália durante a Segunda Guerra, enfim, tudo isso com a torcida elevando o clube ao patamar de 'Gigante da Colina'.

VIVA O FUTEBOL DO VASCO!! 100 ANOS DE CONQUISTAS E GLÓRIAS!!


JORGE LUIZ Alves Bezerra
Autor do Livro Oficial Paixão da Gama
Editor do Blog Paixão da Gama


Fonte: Blog Paixão da Gama (texto e pesquisa) Reprodução (imagem).
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: