O SENTIMENTO/+/NÃO PODE PARAR!

Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.

O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.

Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para
jorge.pehuci@gmail.com.



Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.

Saudações Vascaínas.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

ESTÁDIO SÃO JANUÁRIO FAZ 84 ANOS.

Caros vascaínos, saudações

Em 21 de abril de 1927, o Club de Regatas Vasco da Gama inaugurava o maior estádio esportivo sulamericano, o ESTÁDIO DE SÃO JANUÁRIO, há exatos 84 anos.

Com o nome oficial de Estádio Vasco da Gama, São Januário teve sua pedra fundamental lançada em 6 de junho de 1926, e onze meses depois os torcedores vascaínos receberam com muita festa, a Colina Histórica.

Mas o estádio nasceu da perseguição imposta aos cruzmaltinos pelos chamados clubes da elite carioca, que em 1924 impuseram ao clube a condição de excluir doze atletas do seu elenco, e de ter um estádio, para ser aceito na Associação Metropolitana de Esportes Atléticos – AMEA.

A primeira condição foi veementemente negada pelo presidente vascaíno na Carta conhecida como "Resposta Histórica", e na condição de ter um estádio "decente" para mandar seus jogos foi momentaneamente resolvida com o aluguel do Estádio da Rua Morais e Silva.

Mas o VASCO DA GAMA não se acomodou, como os demais clubes, e lançou a Campanha dos Dez Mil, e começou a arrecadar fundos para a compra de um terreno e a construção do estádio próprio.  Ao final da campanha, o clube conseguiu os recursos para adquirir o terreno que, segundo historiadores, pertenceu a Marquesa de Santos, amante do imperador Dom Pedro I, e para iniciar as obras de construção do estádio.

O jogo inaugural foi disputado entre VASCO DA GAMA e Santos (SP), com o placar terminando em 5 a 3, cabendo o primeiro gol no novo estádio ao santista Evangelista, e o primeiro gol vascaíno foi marcado por  Negrito.

O Estádio de São Januário resiste ao tempo e se tornou em um dos maiores orgulhos da torcida cruzmaltina, abrigando vários departamentos do clube.

Ao longo dos anos foram construídos no estádio vários equipamentos: O Parque Aquático, Capela de Nossa Senhora das Vitórias, Ginásio Poliesportivo, Ginásio Forninho, Escola Vasco da Gama, Departamento Infanto Juvenil, Hotel Concentração do Almirante, Salão de Troféus, dentre outras obras.

Foram realizados vários eventos extra-futebol no estádio, nos anos de 1943 e 1946, os desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro, apresentações de corais regidos pelo maestro Heitor Villa-Lobos, e nas comemorações do 1º de maio de 1943, o presidente Getúlio Vargas promulgou as Leis Trabalhistas. 

Em 30 de abril de 2002, foi escolhido como o sétimo melhor estádio do planeta, atrás somente do Camp Nou (Espanha), Giuseppe Meazza (Itália), La Bombonera (Argentina), Ibrox Stadium (Escócia), Stamford Bridge (Inglaterra) e Olímpico de Munique (Alemanha).  A pesquisa foi realizada pelo Travel Channel, canal de televisão americano especializado em turismo.

Mais recentemente, em 20 de julho de 2010, o Estádio de São Januário foi o escolhido pelo Comitê Olímpico Internacional – COI, para sediar os jogos de rúgbi, durante as Olimpíadas de 2016, que serão disputadas no Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, durante a gestão do presidente Roberto Dinamite, o estádio foi amplamente remodelado, e firmou várias parcerias para reformas em suas instalações, que permanecem até o presente momento.

O ESTÁDIO DE SÃO JANUÁRIO É O MAIOR ORGULHO DA IMENSA TORCIDA BEM FELIZ DO VASCO.

EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!

JORGE LUIZ Alves Bezerra

Fonte: Blog Paixão da Gama (Texto) / Supervasco.com  (Estádio São Januário com nova pintura
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: