O SENTIMENTO/+/NÃO PODE PARAR!

Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.

O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.

Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para
jorge.pehuci@gmail.com.



Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.

Saudações Vascaínas.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

HOMENAGEM DO BLOG AO ETERNO ÍDOLO DINAMITE.

Caros vascaínos, saudações.

Neste dia 13 de abril vamos parabenizar nosso maior ídolo e atual presidente do VASCO DA GAMA, Carlos ROBERTO DINAMITE de Oliveira, nascido em Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, em 1954.

Descoberto por Gradim, olheiro do Vasco, nos campos de peladas dos subúrbios, chegou ao Clube da Cruz de Malta em 1969, já com 15 anos.  Convidado a treinar nas categorias de base, passou para o time juvenil rapidamente.
Em 1970 foi o destaque do clube no Campeonato Carioca Juvenil tornando-se artilheiro do clube pela primeira vez, com 10 gols.  No ano seguinte foi o artilheiro da competição, com 13 gols.

No ano de 1971 chegava ao time profissional, com o aval do treinador Admildo Chirol, e em 14 de novembro fez sua estréia no Campeonato Brasileiro.  O apelido Dinamite surge no Jornal dos Sports, criado por Eliomário Valente e Aparício Pires, quando no dia anterior a partida contra o Atlético Mineiro, o jovem artilheiro acerta um chute de longe e a bola carimba a trave com força, na redação os jornalistas comentam que o garoto tinha dinamite no chute e o Jornal dos Sports estampa na primeira página: "Vasco escala garoto-dinamite".
Contra o Internacional (RS), o gol do artilheiro vascaíno, de longa distância, estampa novamente a primeira página do Jornal dos Sports, com a manchete: "Garôto-dinamite explodiu".   O apelido explosivo acompanha o atacante cruzmaltino por toda sua carreira e vida  pessoal.

O menino Dinamite ganha cada vez mais musculatura e se torna em um atacante de muita força e garra, ganhando sempre as divididas e na base da disposição deixa os marcadores para trás, marcando cada vez mais gols.

A consagração do artilheiro veio em 1974, levando o VASCO DA GAMA ao primeiro título de Campeão Brasileiro e terminando o campeonato como artilheiro com 16 gols.

Negociado com o Barcelona (Espanha) em 1980, deixou a torcida com saudades de suas arrancadas fulminantes rumo do gol adversário, mas o destino quis que o ídolo vascaíno retornasse ao time do almirante menos de quatro meses após sua saída.  E o destino iria presentear o artilheiro com uma exibição digna dos maiores jogadores do mundo.

Na partida de reencontro com a torcida vascaína, em 5 de maio de 1980, contra o Corinthians (SP), Roberto Dinamite marca os cinco gols da goleada cruzmaltina, e responde aos dirigentes espanhóis e a toda imprensa brasileira.

O artilheiro ficou no VASCO DA GAMA até 1989, quando novamente foi negociado, dessa vez com a Portuguesa (SP), e fez na época uma partida contra seu clube de coração, a ao sair do gramado, disse: "Gostaria que esse dia jamais tivesse acontecido".

Logo depois, em 1991, jogou pelo Campo Grande (RJ), com outros jogadores famosos como Cláudio Adão, e Elói.

No final de carreira, retornou novamente ao clube do Almirante em 1992, e ao lado de jovens jogadores do clube, e com o Campeonato Carioca sendo disputado inteiramente em São Januário devido a interdição do Maracanã, tornou-se Campeão Carioca Invicto, encerrando sua carreira com atuações que lembravam seus tempos de artilheiro.

O VASCO DA GAMA resolve fazer um jogo de despedida em 1993, e convida o time do La Coruña (Espanha), que tinha no elenco Bebeto, Mauro Silva, e Donato.  O ídolo vascaíno convidou também o maior ídolo rubro-negro, Zico, que para desespero de sua torcida vestiu a Sagrada Camisa Vascaína.

Num jogo marcado pela emoção da despedida e deixando na torcida cruzmaltina com muitas saudades de seus gols, o ídolo Roberto Dinamite deixou os gramados e ingressou na política.

Eleito para o cargo de Vereador pela cidade do Rio de Janeiro em 1992, logo depois, em 1994 foi eleito ao cargo de Deputado Estadual.   Entre seus projetos, o que criou o Dia do Vasco, em 2007, numa parceria com o deputado Glauco Lopes.

Por duas vezes tentou chegar ao cargo de presidente do VASCO DA GAMA, em 2003 e 2006, mas após ser derrotado, denunciou irregularidades nas eleições do clube à Justiça e com a morosidade e a burocracia, não conseguiu seu intento.    Em 2008, as eleições de 2006 foram anuladas pela justiça e remarcadas para o mês de Junho, e no dia 21, Roberto Dinamite chegava ao cargo máximo do clube, assumindo em 01 de julho de 2008.

Mas o ídolo teria de passar por uma provação jamais imposta a um dirigente vascaíno, o descenso.  Com uma herança de dívidas astronômicas e muitos problemas financeiros e políticos cercando o clube, o VASCO DA GAMA agonizava e precisava urgentemente de uma gestão que retomasse a credibilidade abalada por anos de desmandos e incompetências administrativas.

Roberto Dinamite devolve o clube à Elite do Futebol, coloca na administração profissionais de prestígio como o publicitário Fábio Fernandes e Marcos Blanco, e o Diretor de Futebol Rodrigo Caetano, e o clube ganha uma nova cara, passando a ter mais visibilidade e acima de tudo credibilidade.  Com a gestão profissional, o Clube consegue patrocínios que condizem com sua tradição.
Chegaram os patrocínios da Eletrobrás, Penalty, Brahma, Bando BMG, Ale Combustíveis, Tintas Iquine e vários outros parceiros que ajudam o clube a equilibrar suas finanças e manter a folha salarial em dia.

O presidente e ídolo eterno Roberto Dinamite merece todos os méritos de ter elevado o clube ao patamar que está hoje, e sabemos que com ele na presidência, teremos muitos títulos para conquistar nos próximos anos.

PARABÉNS ROBERTO DINAMITE, PELOS TÍTULOS, GLÓRIAS, CONQUISTAS E PELA RECUPERAÇÃO DA MARCA VASCO.

EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!

JORGE LUIZ Alves Bezerra

Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Blog O Sentimento Não Para (Imagem).

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: