O SENTIMENTO/+/NÃO PODE PARAR!

Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.

O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.

Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para
jorge.pehuci@gmail.com.



Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.

Saudações Vascaínas.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

REVERÊNCIA A BARBOSA E CARTA CONTRA O RACISMO.

Caros vascaínos, saudações.
 
O VASCO DA GAMA sempre, desde 1898, foi contrário às discriminações e o preconceito, seja racial ou social.  Por esse motivo produziu o documento mais claro contra o racismo que já se tem notícia no Brasil e no mundo.
 
A Carta contra o racismo ou Resposta Histórica, foi enviado à Associação Metropolitana de Esportes Atléticos - AMEA, em 04 de abril de 1924, pelo presidente do clube, José Augusto Prestes, abdicando do direito de se filiar a nova associação.
 
A AMEA impôs ao clube da Cruz de Malta, a exclusão de 12 jogadores cruzmaltinos, justamente os negros, operários, e pobres, imposição essa que foi negada pelo clube.
 
Diz o presidente na carta:

"...Quanto a condição de eliminarmos doze (12) jogadores das nossas equipes, resolve por unanimidade a diretoria do Club de Regatas Vasco da Gama, não a dever aceitar, por não se conformar com o processo por que foi feita a investigação das posições sociais desses nossos consócios, investigações levadas a um tribunal onde não tiveram nem representação nem defesa..."   

 
O VASCO DA GAMA jamais faria essa injustiça com os atletas que conquistaram o Campeonato Carioca de 1923, no ano de sua estréia entre os "grandes" clubes da época, e nunca terá em sua história a mancha indelével do racismo manchando seu passado.
 
Lembramos hoje, 07 de abril de 2011, o falecimento do nosso maior goleiro, Moacir Barbosa, detentor das maiores glórias vascaínas durante o Expresso da Vitória.
 
Injustiçado por muitos, tem nos vascaínos seus maiores defensores, já que durante sua carreira sempre foi um atleta exemplar e dedicado ao clube que o projetou no futebol mundial.
 
Conquistou com a Sagrada Camisa Cruzmaltina, o I Campeonato Sul-Americano de clubes Campeões 1948, os Campeonatos Cariocas Invictos de 1945 / 1947, dentre diversos troféus na Europa.
 
VIVA BARBOSA!  Na memória dos torcedores cruzmaltinos, você sempre será um herói.
 
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Globo.com (Carta) / Pequenos Vascaínos (Barbosa). 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: