Raça, determinação e superação, foram essas as armas vascaínas para vencer a Portuguesa nesta sábado pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série B.
Quando aos 4 minutos do primeiro tempo a Lusa do Canindé abriu o placar a torcida vascaína em todo Brasil ficou apreensiva, e não era para menos, o time, que ainda não tem a confiança de toda sua torcida, passou todo o primeiro tempo tentando se acertar em campo, mas a forte marcação do time adversário, treinado por Renê Simões, não deixou os vascaínos tentar o empate. Com as substituições de Dorival Junior, que tira Nilton e aposta no atacante Adriano, o time começa a dominar o meio campo e assustar o adversário que passa a ficar mais plantado no seu campo e indo ao ataque com a bola dominada. Aos 11 minutos do segiundo tempo, Carlos Alberto cobra falta do lado direito do ataque vascaíno e encontra o zagueiro Gian dentro da área, o gol vascaíno muda o panorama da partida, e o Vasco avança cada vez mais sobre a Lusa.
O jogo seguiu com os dois times tentando chegar ao gol da vitória, e aos 37 minutos depois de boa jogada de élton, que invadiu a área, Adriano escora e marca o gol da virada vascaína. O jogo teve dois expulsos, um de cada lado, em jogadas distintas.
Ao final do jogo, o meia Enrico invade a área pela esquerda e é parado com falta, pênalti, na cobrança, Élton faz o terceiro gol vascaíno. Ainda houve tempo para duas expulsões do lado da Portuguesa, uma na jogada do pênalti e outra depois de a partida estar definida para o Vasco.
Com o resultado, o Vasco da Gama chega aos 36 pontos, no segundo lugar, ficando a uma vitória do Atlético-GO. Na última rodada do turno, o Vasco recebe o Ipatinga-MG no Maracanã.
Ficha técnica:
PORTUGUESA 1 x 3 VASCO
PORTUGUESA 1 x 3 VASCO
Portuguesa: Fábio; Fernandinho (Simão), Bruno Rodrigo, Thiago Gomes e Anderson Paim; Acleisson, Ygor, Preto e Fellype Gabriel (Heverton); Edno e Dinei (Kempes).
Técnico: René Simões.
Técnico: René Simões.
VASCO DA GAMA: Fernando Prass; Mateus (Amaral), Vilson, Gian e Ernani; Nilton (Adriano), Souza, Enrico, Carlos Alberto (Rafael Morisco) e Alex Teixeira; Elton.
Técnico: Dorival Júnior.
Técnico: Dorival Júnior.
Gols: Dinei, aos 4 minutos do primeiro tempo; Gian, aos 11, Adriano, aos 37, e Elton, aos 49 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Thiago Gomes, Ygor, Acleisson, Edno, Heverton, Preto, Bruno Rodrigo (P); Ernani, Mateus (V). Cartões vermelhos: Ygor, Thiago Gomes, Preto (P) e Ernani (V).
Público: 9.462 pagantes. Renda: R$ 159.615,00.
Estádio: Canindé, em São Paulo. Data: 15/08/2009.
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO).
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e João Patrício de Araújo (GO).