Jorge Luiz (autor) em frente do busto do Almirante |
Caros vascaínos e vascaínas, saudações.
INESQUECÍVEL!
É a palavra para descrever toda a emoção que senti ao conhecer o Club de Regatas Vasco da Gama no último final de semana.
Cheguei ao Rio de Janeiro na quinta-feira, dia 5/9, e devido a compromissos na Bienal do Rio, não pude ir à São Januário naquele dia, mas minha vontade era de estar no solo sagrado que aprendi a amar mesmo tão distante.
Na sexta-feira, fui ao Complexo Esportivo de São Januário pela primeira vez na vida e não contive a emoção ao ultrapassar os portões do estádio.
Me veio à cabeça os dias em que, ainda menino, escutava no "radinho de pilha" os jogos do Vasco e me deleitava com as histórias contadas pelo meu avô Francisco Bezerra de como ele passou a gostar do Vasco mesmo sem saber como o Vasco era, qual a cor do uniforme.
Salão de Troféus do Vasco |
Lembrei dos momentos de minha juventude, quando os amigos tentavam me convencer a torcer pelos rivais e eu, sempre firme, respondia que não deixaria de ser Vasco.
Passou pela minha memória os dias em que conheci os grandes amigos que tenho hoje pelo fato de sermos vascaínos. Conheci alguns deles durante excursões em que o Vasco vinha ao Nordeste e não mediamos esforços para acompanhá-lo.
Em São Januário fui recebido pela assessoria da presidência do Vasco e confirmamos que no domingo, dia 8/9, o Vice-Presidente Geral Antonio Peralta receberia a cota de 10(dez) exemplares do Livro Oficial Paixão da Gama.
Aproveitei a estada e conheci o Salão de Troféus, a Entrada Principal com o busto do Almirante, o Campo de Futebol, a Loja da Penalty e vários locais dentro da sede do Vasco que somente via nos jogos e vídeos.
João Ernesto, Antonio Peralta e Jorge Luiz |
No domingo, dia 8/9, assisti ao primeiro jogo de minha vida ao vivo no estádio de São Januário, ao me apresentar como autor do Livro Paixão da Gama fui convidado a assistir ao jogo da Tribuna de Honra do Vasco, de onde Getúlio Vargas fez tantos pronunciamentos e promulgou as Leis Trabalhistas e respirei aquele ar de nostalgia, de história, de emoção pura.
Recebido pelo Vice-presidente e pelo Diretos de Relações Especiais João Ernesto, o mesmo me solicitou que autografasse um dos exemplares do livro para o Centro de Memória do Vasco que ele cuida com muito carinho e zelo. Missão que realizei com muito orgulho e carinho.
Com a equipe do Programa Vasco TV, nas pessoas de Raquel Vieira e Pedro, gravamos imagens desse momento histórico e ainda uma entrevista direto da Bienal do Livro onde lançamos o livro pela Editora Pontes. O VascoTV com as imagens serão apresentadas no sábado, dia 14/9, na TV Esporte Interativo, a partir das 10:30.
Conheci os amigos da Campanha Vasco Dívida Zero que tanto estimo pela força de vontade de ajudar o Vasco e que encontraram uma forma tão transparente de fazê-lo.
Rodrigo Mendonça, Fernando Veiga, Guilherme, e Alemão estiveram comigo na Bienal do Livro e em São Januário.
Também conheci os amigos Hélder Floret (Ao Vasco, Tudo! e Caldeirão Vascaíno), Cristiano Mariotti (Supervasco), e Davidson de Mattos (GDA), que me deram a honra de autografar o livro.
Mesmo não conhecendo pessoalmente, mantive contatos com o Marcelo Damião (Ao Vasco, Tudo!) e tive a honra de abraçar a simpática "Xuxa Vascaína" que trabalha em São Januário e é uma pessoa maravilhosa, me deixou bem à vontade no Vasco e é considerada uma mãe para jogadores que inclusive já até encerraram a carreira como Edmundo.
Durante a Bienal do Livro tive o prazer imenso de conhecer a equipe da Editora Pontes que me deu a honra de participar de um evento tão grandioso. Agradecimentos a todos na editora como o Sr. Reinaldo Pontes, Eva Pontes, Íris Pontes, Fernanda, e aos amigos da Editora Contexto que estiveram conosco no evento.
A noite de autógrafos na sexta-feira foi muito boa, e tivemos de realizar novamente no sábado, já que o movimento foi enorme no penúltimo dia do evento.
A emoção vivida nesses dias foi única, e mesmo que um dia volte a tocar o solo sagrado de São Januário novamente, esse momento jamais será substituído. Foram dias intensos, de muita emoção e que ficará gravada em minha retina, para sempre, Vasco.
Agradeço a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que os sonhos de escrever e publicar o livro, e de principalmente, conhecer o Vasco da Gama , pudesse ser concretizado.
Confiram as imagens que marcaram esses dias de emoção:
Alemão, Guilherme e Jorge Luiz |
Jorge Luiz e Hélder Floret (Ao Vasco, Tudo!) |
Jorge Luiz (de preto), Fernando Veiga e Alemão |
Jorge Luiz e Xuxa Vascaína |
Fernando Veiga, Jorge Luiz e Rodrigo Mendonça |
Jorge Luiz e Cristiano Mariotti (Supervasco) |
Equipe da Editora Contexto e Editora Pontes |
Equipe da Editora Pontes e Editora Contexto |
MUITO OBRIGADO A TODOS VOCÊS, FOI EMOCIONANTE!!
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
JORGE LUIZ Alves Bezerra
Fonte: Blog Paixão da Gama (Texto e imagens).