Caros vascaínos e vascaínas, saudações!
Mais um ano se passou e outra vez estamos comemorando o DIA DO VASCO.
Incrível como a cada dia, mesmo com tantos problemas, sempre encontramos no clube, motivos para se orgulhar de ser Vasco.
Porque "Ser Vasco" é um privilégio, e todos os que ostentam a sagrada Cruz de Malta tem a exata noção do que é ser vascaíno.
Podemos estar falando coisas semelhantes e similares ao que falam os torcedores de outros clubes, mas ao buscar a história do clube, encontramos todos os motivos para sentir esse orgulho.
E não estamos falando de conquistas somente.
Porque um grande clube não se faz somente com títulos e taças.
São gestos e ações que dizem de que é feito o vascaíno e a vascaína ao longo desses 118 anos.
Força nas adversidades, lutas contra injustiças, defesa dos menos favorecidos, esses elementos estão presentes na vida esportiva e social do Vasco desde sua fundação.
Por mais que os torcedores rivais tentem vilipendiar nossa história e denegrir a imagem de defensor social que o Vasco construiu, não é possível negar os feitos conquistados pelos atletas, torcedores, e dirigentes que tiveram a honra de vestir-se com a sagrada camisa cruzmaltina.
Se você torcedor(a) não conhece a fundo nossa história, busque conhecer, porque conhecendo você poderá amar mais o clube e seus símbolos.
Apesar de toda torcida cruzmaltina espalhada pelos quatros quantos do mundo saberem que todo dia é dia de Vasco, vamos comemorar e festejar essa data: 21 de agosto.
O VASCO DA GAMA se fez grande, pela sua torcida, pelos seus feitos, pela façanha de enfrentar os poderosos e de se tornar no maior clube esportivo do mundo.
O VASCO DA GAMA não é somente um clube de futebol, é um Gigante forjado na mais pura fibra, é um marco mundial, sem precedentes, nada se compara, nada se iguala, e tudo supera.
Segue para todos os que fizeram e fazem desse gigante o que ele é hoje, e será sempre, uma singela homenagem, um trecho do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA:
"Dentre muitos fatos da história do VASCO DA GAMA, podemos destacar os títulos, sempre conquistados de forma incontestável, o que não acontece com alguns clubes, que propagam serem detentores de títulos que pertencem a outros clubes. E, ainda, o pioneirismo ao longo de sua história, destacamos a seguir os vários fatos marcantes que comprovam o pioneirismo Vascaíno:
Teve o primeiro presidente negro, em 1904, quando Cândido José de Araújo, chegou ao cargo máximo do clube.
Clube que primeiro conquistou um Bicampeonato de Remo no estado do Rio de Janeiro, em 1905/1906.
No Rio de Janeiro foi o primeiro clube de Remo e tornar-se Tricampeão em 1913.
O primeiro clube a conquistar um título no futebol, pela primeira divisão no ano de estréia na elite, após ascender da segunda divisão, em 1923.
O primeiro a lutar pela permanência de negros, pobres e operários no time, através da CARTA CONTRA O RACISMO, enviada a Associação Metropolitana de Esportes Athléticos - AMEA, abdicando do direito de participar de um campeonato racista, em 1924.
O clube brasileiro que tem o grito de guerra mais antigo do futebol e que é reconhecido inclusive pelos adversários, o Grito de Casaca, foi criado ainda na década de 1920, durante as comemorações pelas vitórias no Remo, pela famosa Turma da Fuzarca.
Construiu o maior estádio do futebol Sul-Americano em 1927, ao erguer o Estádio Vasco da Gama, hoje conhecido como ESTÁDIO DE SÃO JANUÁRIO, um marco da engenharia brasileira, com os torcedores fazendo campanha para arrecadar o dinheiro pelas ruas do Rio de Janeiro, e com os comerciantes portugueses, quando clubes que se dizem os maiores do mundo, não tem um campo decente para, pelo menos, treinar.
O pioneiro na conquista do primeiro Torneio Internacional disputado no Brasil, em 1940, quando conquista o Torneio Internacional Dr. Luiz Aranha, com a participação do San Lorenzo e do Independiente, ambos da Argentina, e os cariocas Fluminense, Botafogo e os rivais rubro-negros, com o troféu tomando o rumo do Salão de Troféus do Gigante da Colina.
Foi o único clube carioca a manter em suas dependências uma escola de Instrução Militar, formando mais de 10 mil recrutas para o Exército Brasileiro.
Foi o único clube de futebol a doar dois aviões para a Força Expedicionária Brasileira – FEB, na campanha da II Guerra Mundial.
Foi o único clube a ter desfile de escola de samba oficial nas dependências de sua sede, foi em 1943 e 1945, afinal somente o VASCO DA GAMA detinha local para abrigar o evento, já que os demais clubes da capital até os dias de hoje tem deficiências em suas sedes.
O clube conquistou o primeiro título no exterior, quando nem mesmo a Seleção Brasileira detinha título algum conquistado fora do país, fato acontecido em 1948, com o título do I Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões disputado em Santiago (CHILE).
Foi o primeiro a pagar gratificação por vitória, o famoso “bicho”, praticado pelos clubes até os dias atuais.
Foi o clube que primeiro sagrou-se Campeão Carioca no Maracanã, em 1950.
Foi o primeiro clube da cidade do Rio de Janeiro a tornar-se Campeão Brasileiro, em 1974, contra o Cruzeiro (MG), o verdadeiro Campeonato Brasileiro disputado a partir de 1971, afinal a Taça de Prata e o Torneio Roberto Gomes Pedroza foram disputados até 1970, sendo as equipes convidadas, sem nenhum critério, pela antiga CBD, privilegiando somente os grandes clubes do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais.
Até os dias atuais, o clube tem a mais vitoriosa campanha de um clube esportivo no ano do seu Centenário, em 1998. O clube foi campeão, no futebol profissional, nesse ano: Taça Libertadores da América; Campeonato Carioca; Taça Guanabara; e Taça Rio. Pelo futebol amador foram campeões nas categorias: Mirim, Infantil, Juvenil, e Juniores. No futebol feminino, o clube ganhou os títulos de Campeão Brasileiro, Tricampeão Estadual, e Campeão da Taça Nike Sub-17. O VASCO DA GAMA foi campeão em várias outras modalidades esportivas, tais como: Atletismo; Ginástica Olímpica; Futebol de Areia Masculino e Feminino; Handebol; Basquetebol; Remo; Saltos Ornamentais; Tênis de Mesa; Futsal; Natação; e Arco e Flecha.
Em 1999, o VASCO DA GAMA foi o clube que mais atletas patrocinou em uma edição de jogos Pan-Americanos, foram 66(sessenta e seis) atletas nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá. Desses atletas, 40(quarenta) retornaram com medalhas, com um aproveitamento de 61%, caso o clube fosse um país, ficaria em sétimo lugar, à frente de todos os países Sul-Americanos, excluindo Brasil e Argentina, e todos os países da América Central, excetuando-se Cuba.
Tem a maior Virada do futebol mundial, a Virada do Milênio, conquistada na final da Copa Mercosul 2000, diante do time do Palmeiras (SP), em pleno Parque Antártica, com um jogador a menos, e após perder no primeiro tempo por 3 a 0. Em um segundo tempo sem precedentes na história do futebol numa final de torneio internacional, o VASCO DA GAMA, com garra, determinação e acima de tudo com espírito de campeão, derrota o time paulista por 4 a 3 numa noite mágica para a torcida vascaína. Nunca a frase criada pelos cruzmaltinos em 1978 cairia tão bem em um time vascaíno: “O VASCO É O TIME DA VIRADA, O VASCO É O TIME DO AMOR”
O VASCO DA GAMA foi o primeiro clube brasileiro a conquistar o Tricampeonato Sul-Americano, com as conquistas do I Torneio Sul-Americano de Clubes Campeões 1948, a Taça Libertadores da América 1998, e a Copa Mercosul 2000.
O VASCO DA GAMA é o único clube que dispõe de quatro sedes, nos quatros campos do Rio de Janeiro, sendo a principal o Complexo Esportivo de São Januário, no bairro de Vasco da Gama. As sedes náuticas da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Calabouço, no centro do Rio de Janeiro (RJ). E o Centro de Treinamento Almirante Heleno de Barros Nunes, na Av. Washington Luiz, em Duque de Caxias (RJ)."
No apagar das luzes das Olimpíadas Rio 2016, mais um feito: Luan Garcia, zagueiro formado nas divisões de base do Vasco, é o único jogador de um clube do Rio a conquistar uma medalha olímpica, e de ouro.
A conquista de Luan Garcia o torna no único jogador a conquistar, de forma invicta, o título de Campeão Carioca e do torneio olímpico no mesmo ano.
Este blog poderia ficar escrevendo por dias, semanas, meses, anos, e não conseguiria colocar em palavras tudo o que o VASCO DA GAMA já realizou dentro e fora dos gramados, quadras, ginásios, piscinas, tatames, e qualquer que seja o equipamento esportivo.
Por isso o VASCO DA GAMA é gigante!
Nunca se acomodou, e jamais dormiu sobre as glórias conquistadas nos primeiros anos de sua existência.
Sempre quis mais e superou todos os desafios que lhes foram impostos.
Tenha orgulha de ostentar a sagrada camisa e a eterna Cruz de Malta.
VIVA O VASCO DA GAMA, 118 ANOS E GLÓRIA ETERNA!
JORGE LUIZ Alves Bezerra
Autor do Livro Oficial Paixão da Gama
Editor do Blog Paixão da Gama
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto e imagem) / Marketing do Vasco (Vídeo).