Mais um ano de história para o amado Club de Regatas Vasco da Gama.
A torcida conhece bem a trajetória do clube e sabe que temos, sem dúvidas, a história mais linda dentre todos os clubes esportivos do mundo.
Criado para as disputas de remo, o Gigante Vascaíno se lançou em muitas outras modalidades esportivas ao longo desses 117 anos.
Mas as lutas foram imensas, manobras de bastidores, mudanças de regulamento, e muitas perseguições sempre foram constantes em nossa história. E o Vasco ultrapassou todas essas tormentas com bravura e sem temer qualquer revés.
Tornou-se no maior clube de remo ainda nos primeiros 10 anos, conquistando regatas e páreos que todos acreditavam não ser possível.
Foi o primeiro tricampeão de remo em 1915, mesmo os demais 'grandes' clubes terem sido criados antes do Vasco. Ainda no remo o cruzmaltino é detentor de hexadecacampeonato no remo, feito jamais igualado por nehuma outra agremiação.
Quando resolveu ingressar no novo esporte recém chegado ao Brasil em 1915, o Vasco optou por formar seu time com pessoas humildes, operários, e jovens negros.
À primeira vista os demais clubes do Rio acreditavam que um clube formado por negros e operários jamais subjugariam a classe nobre carioca.
Essa empáfia lhes custou muito.
O Vasco teve de galgar degrau a degrau as divisões de base do futebol e somente em 1923 chegou à elite do esporte.
A ousadia vascaína começou a tomar forma ao trazer o treinador do, hoje, maior rival, e que já era campeão carioca pelo Fluminense em 1919, o uruguaio Ramón Platero.
Visionário, Platero adotava os treinos físicos de seus jogadores o que inconcebível à época já que o esporte era elitizado. Essa prática fazia com que o time cruzmaltino superassem seus adversários no segundo tempo o que começava a formar nos torcedores a ideia de 'TIME DA VIRADA'.
Com o título carioca de 1923, na sua estreia na primeira divisão, o Vasco passou a ser fortemente perseguido. Criaram uma associação e impediram o clube de ingressar alegando que o Vasco tinha jogadores 'profissionais' o que era proibido, e esses atletas tinham de ser excluídos.
O então presidente vascaíno produz o documento mais contundente em defesa contra o racismo que se tem notícia no Brasil e no mundo.
Na carta / ofício que ficou conhecida como 'RESPOSTA HISTÓRICA' o presidente Dr. José Augusto Prestes abdicou do direito, como campeão carioca de 1923, de ingressar na nova entidade e permaneceu na federação em que o clube foi campeão e em 1924 o Vasco conquistou de forma invicta o título de Bicampeão Carioca de Futebol vencendo todas as partidas, e esse é mais um feito nunca igualado pelos rivais.
O Vasco foi o primeiro clube carioca a realizar excursão à Europa em 1931.
Primeiro clube a conquistar título internacional em solo brasileiro em 1940.
Primeiro clube brasileiro, incluindo-se a Seleção Brasileira, a conquistar título internacional no exterior em 1948.
Primeiro clube carioca a vencer o Campeonato Brasileiro em 1974.
Conhecido por contribuir com a maioria das expressões que faram incorporadas ao linguajar futebolístico como 'bicho', 'expressinho', 'vaquinha', 'gandula', e muitos mais.
Construiu em 1927 o maior estádio sul-americano com apoio de sua fantástica torcida: Estádio Vasco da Gama (Estádio de São Januário).
Onde o presidente Getúlio Vargas promulgou as leis trabalhistas em 1943.
E que tem em suas dependências a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, único estádio do mundo com uma capela em honra a divindade católica.
Se fosse destacar aqui cada um dos feitos do Vasco da Gama ao longo de 117 anos renderiam uma texto sem possibilidades de ser publicado.
Se você é vascaíno (a), procure conhecer cada linha da história do Vasco para sentir muito, mais muito orgulho de SER VASCO!
O VASCO É UM GIGANTE MUNDIAL!
VIVA O VASCO!! 117 ANOS DE MUITAS GLÓRIAS E CONQUISTAS!!
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto e imagem).