O SENTIMENTO/+/NÃO PODE PARAR!

Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.

O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.

Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para
jorge.pehuci@gmail.com.



Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.

Saudações Vascaínas.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

VIVA O VASCO!! 117 ANOS DE MUITAS GLÓRIAS E CONQUISTAS!!



Caros Gigantes! Saudações!

Mais um ano de história para o amado Club de Regatas Vasco da Gama.

A torcida conhece bem a trajetória do clube e sabe que temos, sem dúvidas, a história mais linda dentre todos os clubes esportivos do mundo.

Criado para as disputas de remo, o Gigante Vascaíno se lançou em muitas outras modalidades esportivas ao longo desses 117 anos.

Mas as lutas foram imensas, manobras de bastidores, mudanças de regulamento, e muitas perseguições sempre foram constantes em nossa história. E o Vasco ultrapassou todas essas tormentas com bravura e sem temer qualquer revés.

Tornou-se no maior clube de remo ainda nos primeiros 10 anos, conquistando regatas e páreos que todos acreditavam não ser possível.

Foi o primeiro tricampeão de remo em 1915, mesmo os demais 'grandes' clubes terem sido criados antes do Vasco. Ainda no remo o cruzmaltino é detentor de hexadecacampeonato no remo, feito jamais igualado por nehuma outra agremiação.

Quando resolveu ingressar no novo esporte recém chegado ao Brasil em 1915, o Vasco optou por formar seu time com pessoas humildes, operários, e jovens negros.

À primeira vista os demais clubes do Rio acreditavam que um clube formado por negros e operários jamais subjugariam a classe nobre carioca.

Essa empáfia lhes custou muito.

O Vasco teve de galgar degrau a degrau as divisões de base do futebol e somente em 1923 chegou à elite do esporte.

A ousadia vascaína começou a tomar forma ao trazer o treinador do, hoje, maior rival, e que já era campeão carioca pelo Fluminense em 1919, o uruguaio Ramón Platero.

Visionário, Platero adotava os treinos físicos de seus jogadores o que inconcebível à época já que o esporte era elitizado. Essa prática fazia com que o time cruzmaltino superassem seus adversários no segundo tempo o que começava a formar nos torcedores a ideia de 'TIME DA VIRADA'.

Com o título carioca de 1923, na sua estreia na primeira divisão, o Vasco passou a ser fortemente perseguido. Criaram uma associação e impediram o clube de ingressar alegando que o Vasco tinha jogadores 'profissionais' o que era proibido, e esses atletas tinham de ser excluídos.

O então presidente vascaíno produz o documento mais contundente em defesa contra o racismo que se tem notícia no Brasil e no mundo.

Na carta / ofício que ficou conhecida como 'RESPOSTA HISTÓRICA' o presidente Dr. José Augusto Prestes abdicou do direito, como campeão carioca de 1923, de ingressar na nova entidade e permaneceu na federação em que o clube foi campeão e em 1924 o Vasco conquistou de forma invicta o título de Bicampeão Carioca de Futebol vencendo todas as partidas, e esse é mais um feito nunca igualado pelos rivais.

O Vasco foi o primeiro clube carioca a realizar excursão à Europa em 1931.

Primeiro clube a conquistar título internacional em solo brasileiro em 1940.

Primeiro clube brasileiro, incluindo-se a Seleção Brasileira, a conquistar título internacional no exterior em 1948.

Primeiro clube carioca a vencer o Campeonato Brasileiro em 1974.

Conhecido por contribuir com a maioria das expressões que faram incorporadas ao linguajar futebolístico como 'bicho', 'expressinho', 'vaquinha', 'gandula', e muitos mais.

Construiu em 1927 o maior estádio sul-americano com apoio de sua fantástica torcida: Estádio Vasco da Gama (Estádio de São Januário).

Onde o presidente Getúlio Vargas promulgou as leis trabalhistas em 1943.

E que tem em suas dependências a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, único estádio do mundo com uma capela em honra a divindade católica.

Se fosse destacar aqui cada um dos feitos do Vasco da Gama ao longo de 117 anos renderiam uma texto sem possibilidades de ser publicado.

Se você é vascaíno (a), procure conhecer cada linha da história do Vasco para sentir muito, mais muito orgulho de SER VASCO!

O VASCO É UM GIGANTE MUNDIAL!

VIVA O VASCO!! 117 ANOS DE MUITAS GLÓRIAS E CONQUISTAS!!

Fonte: Blog Paixão da Gama (texto e imagem).

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Vasco, 15 anos contra tudo e todos!





Caros Gigantes! Saudações!

Quando o ano 2000 dava seus últimos suspiros, o Vasco disputava em 30 de dezembro a finalíssima da Copa João Havelange contra a 'sensação' da competição, o São Caetano.

Uma chance de conquistar o Tetracampeonato Brasileiro não poderia ser desperdiçada e quis o destino que aquela partida fosse disputada em um São Januário superlotado.

O Vasco já tinha conquistado a Copa Mercosul em uma virada inacreditável sobre o Palmeiras e era, claro, o favorito para a final da JH.  Mas como sempre todos se levantaram contra o Vasco e colocavam o São Caetano como o clube que poderia impôr ao Gigante da Colina uma derrota vexatória.

Tudo transcorria na sua normalidade, torcida enchendo arquibancadas e sociais, times em campo, apito inicial e o 'pequeno' São Caetano não se intimidava diante do Vasco.  Eis que o baixinho Romário tenta arrancada e sente contusão que caracterizou seus últimos anos no futebol. Corrida, mão no músculo da coxa e pedido de substituição.

Começou, então, uma discussão nas arquibancadas. Romário era o estopim da briga. Com vários torcedores brigando entre si as pessoas que estavam próximas começam a correr em direção ao alambrado que acaba cedendo.

Jogo paralisado, atendimento as vítimas, policiamento reforça local da queda do alambrado, arbitragem resolve recomeçar partida, mas o Governador do Rio Antony Garotinho, incitado pela Rede Globo, manda cancelar a partida.

Sem datas, a decisão foi parar na justiça. O STJD marca a final para o Maracanã em 18/01/2001.

Para 'vingar' manobra da Globo, o Vasco através do Presidente Eurico Miranda coloca o logo do SBT na camisa do Vasco e 'compra' a briga.

De lá para cá o que vimos foram problemas financeiros de todo tipo, o Vasco deixou de receber as cotas de TV, processos chegavam ao clube de todos os lados. Jogadores começaram a requerer na justiça a sua liberação. 

O Vasco então entrou em um caminho que culminou em dois rebaixamentos em 2008 e 2013, e agora em 2015 estamos a um passo de chegar ao 3o. descenso.

Nenhum clube do mundo conseguiria passar tantos anos, com tantos problemas, sem que essa crise não impusesse e expusesse as entranhas da falta de um mínimo de organização e planejamento.

O Vasco conseguiu com muito custo permanecer fora das divisões inferiores até 2008 mas todos os que tem bom censo sabiam que mais cedo ou mais tarde não seria possível escapar, infelizmente.  

Os erros e falhas de Eurico Miranda ao longo de 2001 à 2008 fizeram com que ele perdesse as eleições, o mesmo se deu com Roberto Dinamite que com duas gestões carregadas de problemas herdados da gestão anterior e produzidos por sua própria gestão, também fizeram com que os sócios acabassem por acreditar que Eurico seria a solução para os problemas do clube. Mas sabemos que boa parte dos problemas do Vasco foram criados pelo atual presidente.

Vasco, há 15 anos lutando contra tudo e todos, inclusive ele mesmo!

Mas e o que fazer para resolver a situação do Vasco?

Todos sabem! Passa pela união, mas já falei sobre isso aqui no blog!

Torcida, situação e oposição, teriam de remar junto, mas todos os lados sabem e nenhum dá um passo em direção ao outro.

Existe muita vaidade, ressentimentos, desconfianças, acusações, e rotulagem.

Quem esta na situação acha que todos tem de bater palmas para tudo que diretoria faz, se não o faz é porque 'torce contra' ou é 'amarelo'.

Quem é oposição diz que quer ajudar mas de concreto não vislumbramos nenhuma ação nesse sentido, e falam que não são recebidos ou que não tem acesso a muita coisa no clube.

E com essas posturas de 'esse não presta' e 'aquele é aventureiro', ficamos sem opção para ajudar o clube.

Todos os dias recebemos enxurrada de pedidos de adesão ao programa de sócios para poder votar nas eleições de 2017. Mas a maioria dos torcedores acredita que hoje não temos candidatos aptos a exercer o cargo de presidente.

Quem seria o candidato ideal? Quem teria condições de ser presidente? Quais as qualidades e virtudes que o presidente precisa ter?

Com a palavra a imensa torcida do Vasco em todo o Brasil e o Mundo!

'O QUE VOCÊ JÁ FEZ PELO VASCO HOJE?', Alexandre Pessoal (In memoriam).



JORGE LUIZ Alves Bezerra
Autor do Livro Oficial Paixão da Gama


Fonte: Blog Paixão da Gama (texto e imagem).

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Semana decisiva para o Vasco. #JuntosNoMaraca

Caros Gigantes!

Chegamos ao mês de aniversário do Vasco da Gama, mas para que possamos estar um pouco mais aliviados e no rumo certo para mudar a situação atual do clube é preciso remar forte nesse mês.

Serão 5 jogos até o dia 30/8 contra clubes que lutam para avançar na tabela, a sequencia é difícil mas podemos dar passos importantes para melhorar e sair da parte de baixo da tabela.

Confira os jogos:

Dia 9 - 11h - Vasco x Joinville - Maracanã
Dia 12 - 21h - Santos x Vasco - Vila Belmiro
Dia 15 - 18h30 - Vasco x Coritiba - São Januário
Dia 22 - 18h30 - Goiás x Vasco - Serra Dourada
Dia 30 - A definir - Vasco x Figueirense - São Januário


No próximo domingo, 9/8, às 11h, já temos um jogo chave para dar motivação e mostrar que podemos reagir.

Deixemos de lado as querelas com o consórcio maracanã, os problemas extra campo, as partidas intragáveis que disputamos, e vamos todos invadir o estádio e empurrar o time para uma vitória.

Vamos encarar o Joinville que vem de bons resultados e deixou a lanterna, mas temos de nos impor em nossa casa. É sim, casa, o Maracanã também é casa do Vasco, é um equipamento público do estado do Rio de Janeiro e pertence a todos os clubes e torcidas.

Em tempos de crise é que distinguimos quem quer ajudar e quem somente procura motivos para deixar o time e o clube de lado. Não podemos deixar de unir forças para unir clube e torcida, afinal o clube não é nada sem sua torcida, e somente a torcida pode tirar o clube dessa situação.

Daqui há alguns anos, nós cruzmaltinos, vamos bater no peito forte e vamos gritar: 'NÓS APOIAMOS O VASCO EM SUA MAIOR TORMENTA, E VENCEMOS!'.

Essa é a maneira de ajudar, apoiando, divulgando, sendo sócio, e indo ao estádio e nos treinos.

'O QUE VOCÊ JÁ FEZ PELO VASCO HOJE?', Alexandre Pessoal (In memoriam).

Fonte: Blog Paixão da Gama (Texto) / Vasco.com.br (Imagem).