Pioneirismo, para o Vasco não é simplesmente uma palavra, é uma constatação de sua grandeza.
Desde sua fundação em 1898, o clube do Almirante Português Vasco da Gama, que também foi um pioneiro, ostenta essa condição de "ser o primeiro" em tudo que faz.
Quando o Vasco enveredou pelos gramados de futebol, começando como todo clube deveria começar, galgando os degraus e chegando ao topo, os verdadeiros vascaínos não tinham dúvidas de que o clube seria vencedor.
Venceu todos os obstáculos do racismo e da perseguição, primeiro pela sua condição de ter nascido na colônia portuguesa, e depois com a discriminação sobre seus atletas, seja no Remo e no Futebol, além de outras modalidades esportivas.
"Te enfrentei, venci...", esse trecho da música "Camisas Negras" retrata bem como a torcida do Vasco se sente em relação a essa época turbulenta de nossa história, tendo que mostrar sua força e enfrentar os desafios que eram constantes.
Em 1940 o Vasco da Gama foi convidado a participar do Torneio Internacional Dr. Luís Aranha, a competição foi disputada no sistema de "Torneio Relâmpago" com partidas de 20 minutos cada, em se persistindo o empate era jogada prorrogação de 10 minutos, em permanecendo empate eram conferidos os escanteios e a equipe com o maior número de corners à favor era o vencedor, e por fim a decisão se dava por sorteio.
Os clubes convidados foram o San Lorenzo e o Independiente da Argentina, e os rivais cariocas Botafogo, Fluminense e o clube da Gávea.
O Botafogo e o San Lorenzo jogaram uma partida para definir o 4º semifinalista já que já foram decididos os 3 semifinalistas de acordo com os seguintes critérios:
Vasco da Gama – Anfitrião
Independiente – Bicampeão Argentino
Rival da Gávea – Campeão Carioca de 1939
Na 1ª fase jogaram o Botafogo contra o San Lorenzo e após empate no tempo normal e na prorrogação o clube argentino venceu o sorteio.
Na 1ª semifinal o Vasco venceu o Independiente por 1 a 0 com gol de Orlando Fantoni.
O rival rubro-negro perdeu a semifinal contra o San Lorenzo pelo critério de número de escanteios após empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação.
A decisão do torneio foi entre o Vasco e o San Lorenzo em dois tempos de 15 minutos, e após empate em 0 a 0, o Vasco foi declarado campeão pelo critério de números de tiros de canto à favor.
O torneio foi disputado no dia 14 de janeiro de 1940 no Estádio de São Januário e sendo o 1º. Título internacional do futebol brasileiro.
O Vasco também foi o 1º. Clube brasileiro a conquistar um título internacional no exterior, mas é assunto para outra matéria.
O elenco vascaíno era composto por: Nascimento, Jaú e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Lindo, Fantoni, Villadoniga, Nino e Orlando.
VASCO, 1º CAMPEÃO INTERNACIONAL!
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
JORGE LUIZ ALVES BEZERRA
Site: www.paixaodagama.blogspot.com
Twitter: www.twitter.com/paixaodagama
Facebook: www.facebook.com/PaixaodaGama
Fanpage: www.facebook.com/LivroOficialPaixaodaGama
E-mail: jorge_luiz@crvasco.com.br
Canal Youtube: www.youtube.com/jorgemossoro
Instagram: www.instagram.com/paixaodagama
Google Plus: www.circule.me/paixaodagama
Eu apoio: www.vascodividazero.com.br
Eu Apoio: www.facebook.com/ProjetoEnquantoHouverUmCoracaoInfantil
Seja Sócio: www.ovascoemeu.com.br
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) | Netvasco.com.br/MauroPrais (imagem).