O SENTIMENTO/+/NÃO PODE PARAR!

Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.

O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.

Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para
jorge.pehuci@gmail.com.



Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.

Saudações Vascaínas.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

URUBÚ É O MAIOR VICE DO BRASIL.

Caros vascaínos, saudações.

No próximo domingo, dia 04 de dezembro de 2011, Vasco e Flamengo entram em campo para a última rodada do Brasileirão 2011, com o time vascaíno com chances de conquistar o penta campeonato brasileiro, enquanto que o rubro-negro tenta classificação para a disputa da Taça Libertadores 2012.
Nos últimos dias muito se falou sobre quem era mais vice campeão: Vasco ou Flamengo.
Alguns perquisadores já realizaram estudos e em todos eles o clube da Gávea sempre está à frente do cruzmaltino quando o assunto é vice.
A Revista Placar divulgou em seu site no dia 1º de setembro desse ano a matéria: "Apesar da fama, Vasco não é mais vice que o Flamengo". Confira  http://placar.abril.com.br/gama/noticias/apesar-da-fama-vasco-nao-e-mais-vice-campeao-que-o-flamengo.html
No site Netvasco.com.br a matéria publicada em 04 de maio de 2011 detalha todos os confrontos entre os dois clubes que garantiu a conquista para o rival, confira esse detalhamento: http://www.netvasco.com.br/n/91332/pesquisador-faz-levantamento-detalhado-das-decisoes-entre-vasco-e-urubu
Até um livro que conta detalhes do futebol fez a constatação que todo vascaíno já sabe mas não é divulgado pela imprensa, ou quando é divulgado passa despercebido pelo simples fato de ser colocado nas entrelinhas, sem destaque, para não prejudicar uma imagem superdimensionada dos rubro-negros, o livro dos jornalistas Luiz André Alzer e Mariana Claudino,  "Os 10 mais", trás uma revelação surpreendente: A lista vem com o clube da Gávea em 3º lugar, atrás somente de América (RN) e Atlético (MG).
 
Mas conferindo ano a ano, e pesquisando em diversos sites, revistas, jornais e publicações de todo tipo, descobrimos que o time rubro-negro ostenta mais de 120 vices durante sua história.
Alguns poderão tentar contestar alguns deles argumentando que a disputa não foi entre os dois, mais o que queremos mostrar e derrubar por terra é a mística de que "Se deixar
o Flamengo chegar, nós ganhamos..." que a torcida sempre diz aos quatros cantos.
CONFIRA A LISTA COMPLETA DE TODOS OS VICES DO FLAMENGO:
http://twitpic.com/7l3pa5
 
Na lista, vimos que o Vasco da Gama impôs aos rivais 38 vices campeonatos, mas essa informação é ignorada pela grande imprensa do país.
 
O estudo ainda é preliminar, mas mostra que diferente da impáfia rubro-negra a história nos contempla com uma realidade muito contrária a propagada pelas correntes que defendem a tese de que a "nação rubro-negra" é imbatível.
 
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
 
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Netvasco.com.br (quando indicado) / Placar.com.br (quando indicado) / Reprodução (Imagem).

PRIMEIRO CAMPEONATO INVICTO DO VASCO.

Caros vascaínos, saudações.
Neste dia 30 de novembro de 2011, o VASCO DA GAMA comemora 87 anos do primeiro título estadual invicto de sua história.  Após vencer de forma brilhante, no ano de sua estréia na divisão especial do Rio, juntamente com todos os "grandes" clubes cariocas, o Campeonato Carioca 1923, o Time do Almirante foi impedido pelos "grandes" clubes da época de se filiar a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos - AMEA, para as disputas do campeonato de 1924, sob alegação de ter jogadores profissionais, o que era proibido à época, mas o que na verdade deixava aquela turma surpresa era que vinham sofrendo derrotas humilhantes para o Vasco.
A forma encontrada pela AMEA, a liga racista do Rio de Janeiro, era de tentar excluir do time vascaíno, doze atletas negros, operários, podres e considerados analfabetos.
Neste momento histórico, o presidente do Vasco, Sr. José Augusto Prestes, envia à AMEA a carta de desistência de filiação que ficou conhecida como "Resposta Histórica", em um trecho da carta o presidente declara abertamente os motivos que levaram a associação a impedir a filização do Vasco: "...Quanto a condição de eliminarmos doze (12) jogadores das nossas equipes, resolve por unanimidade a diretoria do Club de Regatas Vasco da Gama, não a dever aceitar, por não se conformar com o processo por que foi feita a investigação das posições sociais desses nossos consócios, investigações levadas a um tribunal onde não tiveram nem representação nem defesa..."
Em outro trecho da carta, diz o presidente em defesa dos seus atletas: "... Estamos certos de que V. Exª será a primeira a reconhecer que seria um ato pouco digno de nossa parte sacrificar, ao desejo de filiar-se a AMEA, alguns dos que lutaram para que tivéssemos, entre outras vitórias, a do Campeonato de Futebol da Cidade do Rio de Janeiro de 1923. São 12 jogadores jovens, quase todos brasileiros, no começo de suas carreiras. Um ato público que os maculasse nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem esta casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que eles, com tanta galhardia, cobriram de glórias."
A Carta está emoldurada no Salão de Troféus do clube, já que esse pode ser considerado como um feito histórico do Vasco.
Com a desistência de participar da Liga Racista, o Vasco permaneceu na Liga Metropolitana de Desportos Terrestres - LMDT, disputando o Campeonato Estadual por essa instituição.  Depois de dezesseis rodadas, o  VASCO DA GAMA venceu todas as partidas da competição, feito jamais igualado por clube algum no Rio de Janeiro.
A partida que consagrou o 1º Título Invicto da História do Vasco da Gama foi contra o Bonsucesso em 30/11/1924, vitória por 1 a 0, com o gol marcado pelo atacante Cecy. O artilheiro vascaíno foi Russinho que marcou 12 gols na campanha histórica.
Ao todo o Gigante da Colina ostenta 5 (cinco) títulos invictos do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro: 1924; 1945; 1947; 1949; e 1992.
O campeonato organizado pela AMEA foi um fracasso de público e renda, e para resolver o problema a associação convida o Vasco para se filiar e participar da competição no ano seguinte, sendo essa uma das maiores vitórias do clube em toda sua história.
Muitas glórias ao Gigante da Colina.
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
Jorge Luiz Alves Bezerra
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Netvasco.com.br/mauroprais (Time Bicampeão de 1923/1924).

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

VASCO: SIMPLESMENTE INESQUECÍVEL!

Caros vascaínos, saudações.
 
Não temos mais adjetivos para qualificar esse grupo do Vasco.
Como escreví na postagem anterior, é um grupo inesquecível, que ficará para sempre na memória do cruzmaltino e isso eles vem mostrando a cada partida, em cada declaração, e todos os gestos de amor e dedicação que cada um dos heróis que estão cobrindo de glórias a sagrada camisa cruzmaltina.
Confesso a todos os vascaínos nesse momento que jamais ví ou soube de um elenco de vascaínos tão dedicado e com tanta vontade de dar alegrias a nossa imensa torcida.
 
Saiba um pouco sobre o elenco de heróis vascaínos
 
Fernando Prass vem se destacando a cada lance. Fágner deixou para trás as contusões e vem contribuindo e muito na defesa e no apoio ao ataque. Dedé, o Mito, dispensa apresentações, um monstro na defesa. Renato Silva estava desacreditado e está entrando no trilhos do trem bala. Na lateral esquerda, devido está sem consistência, tem o revesamento do volante Jumar, que vem desempenhando muito bem sua função, e às vezes com o meia Felipe, o Maestro, que tem a proteção de Jumar quando atua na lateral. Os volantes Rômulo, Nilton, e Eduardo Costa sempre que entram também não comprometem o sistema defensivo.  No meio, o Reizinho Juninho Pernambucano supera todas previsões pessimistas de que ele não seria útil ao time. O maestro Felipe, que no início do ano vinha entre altos e baixos, começou a desequilibrar as partidas e até gol vem fazendo.  Diego Souza se mostra um jogador por vezes desligado, mas quando resolve jogar o time parece ganhar força. Bernardo é outro que sempre que está em campo incendeia o ataque, levando os adversários ao desespero. Chagando ao ataque, destacamos os gols decisivos de Alecsandro, que embora contestado parece ter estrela e sempre faz os gols na hora certa.  Élton também tem altos e baixos, mas vem fazendo gols e mostrando que pode sim ser decisivo. Leandro não tem entrados em campo muitas vezes, mas tem o sangue quente de um legítimo vascaíno. Éder Luís vinha muito bem com suas arrancadas pela direita, mas infelizmente sofreu uma fratura, mas sempre esteve bem no time.
 
Sem contar em  todos os outros atletas que fazem parte desse grupo de heróis que honram a sagrada camisa vascaína.
 
A temporada já pode ser considerada inesquecível, o elenco cruzmaltino pode ser levado nos ombros pela torcida vascaína mesmo que o time não consiga vencer mais nada no ano, esse grupo já superou todas as espectativas, o que vier a partir de hoje, dia 28 de novembro de 2011, será somente para coroar a dedicação e empenho dos jogadores e comissão técnica.
 
O clube passou por muitos problemas durante o ano.  No início da temporada sofreu com as derrotas para times de pequeno investimento, mas a diretoria buscou resolver os problemas de deficiência do grupo, e vieram jogadores de qualidade.  Logo depois de se acertar no Campeonato Carioca, o grupo mostrou força e determinação na Copa do Brasil conquistando um título inédito para o clube.  No Brasileirão, o time demorou um pouco para ingrenar, mas quando isso aconteceu, mesmo com os problemas com as arbitragens tendenciosas contra o time vascaíno, veio o problema de saúde do treinador Ricardo Gomes.  Quando todos pensava que isso poderia abalar o grupo, ele se fortalece, e passa a vencer os jogos dedicando ao técnico que graças ao bom Deus, segue bem com sua recuperação.  Recentemente a torcida vascaína perde um de seus maiores símbolos com a partida de Pai Santana, e nos últimos dias a fratura do atacante Éder Luís juntou-se a mais um motivo para esses heróis superarem mais ainda esse desafio.
 
UM ANO MÁGICO PARA O VASCO, COM INÚMEROS DESAFIOS A SUPERAR E UMA TORCIDA EM ESTADO DE GRAÇA.
 
Esse é o resumo do que é ser vascaíno em 2011.
 
Conclamo todos os torcedores, como diz o hino, de norte a sul desse país, para abraçar o time nessa semana decisiva, e levantar ainda esse grupo de super heróis cruzmaltinos.
 
Aplauda, grite, chore, vibre, pule, abraçe, xingue, acompanhe, assista, vá ao estádio, junte amigos, e torça muito pelo VASCO DA GAMA, esse time merece muito o apoio dessa imensa torcida.
 
Demontre sua paixão pelo Vasco como fez o inesquecível tricampeão de fórmula 1, Nelson Piquet (Foto), que fez questão de comemorar os 30 anos de sua primeira conquista com a Bandeira do Vasco em Interlagos (São Paulo).
 
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
 
Jorge Luiz Alves Bezerra
 
Fonte: Blog Paixão da Gama (Texto) / Ultradownloads.com.br (Imagem).

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

UM TIME INESQUECÍVEL DO VASCO!

Caros vascaínos, saudações.
 
Épico. Sensacional. Inesquecível. Gigantesco!
 
Mesmo juntando todos esses e mais tantos outros adjetivos, não podemos mensurar o que esse grupo de jogadores do Vasco da Gama estão fazendo nessa temporada.
 
Sim é um grupo de jogadores que honram de todas as maneiras as cores centenárias e vitoriosas do nosso Gigante da Colina.
 
E qual o motivo de estarmos colocando como um grupo e não um time? Simples, cruzmaltino, times existem muitos, milhares deles no planeta, mas um grupo unido, forte, determinado e comprometido somente um se destaca, o nosso grupo de vencedores vascaínos.
 
E não estamos falando somente dos jogadores, mas de todos que fazem o Vasco de hoje, passando pelo porteiro até o presidente.
 
Nos últimos anos tivemos uma enchurrada de problemas que quase levam o clube e sua torcida ao fundo do poço, mas estamos, ainda, num processo de revalorização da marca "Vasco da Gama", que sempre foi muito forte e está cada vez mais se agigantando.
 
Campeão da Copa do Brasil 2011, com vaga garantida na Taça Libertadores 2012, na liderança do Campeonato Brasileiro 2011, e semifinalista da Copa Sulamenricana, isso é estar acima de todos os demais clubes do país.
 
É chegada a hora de todos, sem distinção, de Norte a sul desse Brasil, como diz a letra do hino, de unir e levar nos braços esse clube e seus heróis rumo ao nosso melhor momento na história do esporte.
 
2011 já é um ano inesquecível, mas o vascaíno terá a oportunidade única de fazer de 2012 no maior de todos para o clube.  Taça Libertadores e Mundial à frente e a nossa Nau a todo pano, sem parar até a nossa maior conquista, fincando nossa bandeira para sempre na história do futebol.
 
Aposte nesse grupo de vascaínos, que incluímos toda a imensa torcida bem feliz, todos juntos, unidos e fortes, para escrever um capítulo inesquecível de nossa história.
 
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
 
Jorge Luiz Alves Bezerrra
 
SUPER PROMOÇÃO: Compre o LIVRO PAIXÃO DA GAMA com desconto especial e Frete Grátis* através de e-mail: jorge_luiz@crvasco.com.br
 
Fonte: Blog Paixão da Gama / Globoesporte.com (Imagem).

terça-feira, 1 de novembro de 2011

ADEUS AO ÍDOLO ETERNO, PAI SANTANA.

Pai Santana festejando título da Copa do Brasil 2011
Caros vascaínos, saudações.

A imensa torcida bem feliz do Club de Regatas Vasco da Gama perde neste dia 01 de novembro de 2011, um dos maiores símbolos e ídolo.

Eduardo Santana, o nosso PAI SANTANA, nos deixou.  Mas na memória dessa torcida gigante ele jamais será esquecido.

No Livro Paixão da Gama, que será lançado daqui a mais alguns dias, minha homenagem, que esperava escontrar esse grande vascaíno vivo e bem.

Transcrevo aqui, na íntegra, o trecho do livro que mostrar aos vascaínos uma pequena parte da vida desse herói cruzmaltino.

EDUARDO SANTANA


(Ex-massagista)

"Misto de bruxo e massagista, Pai Santana como ficou conhecido o folclórico personagem vascaíno, Eduardo Santana, é uma das personalidades cruzmaltinas que mais são lembradas pela torcida, mesmo após ter se afastado dos gramados do futebol.

Pai Santana nasceu em Andrelândia (MG), e chegou ao VASCO DA GAMA em 1954, e mesmo tendo identificação com o Gigante da Colina, por várias vezes foi defender algum clube da Arábia Saudita, ou a seleção brasileira. Mas no clube da Cruz de Malta foi que o massagista fez sua história.

Em um momento de gratidão ao seu clube de coração disse: “Se Deus disser que é mais vascaíno do que eu vai dar briga muito boa”.

Um de seus “trabalhos” que ficaram mais famosos foi realizado depois das finais do Campeonato Carioca 1974, quando, vestido de branco, Pai Santana acende velas no gramado do Maracanã, segundo ele, para agradecer aos orixás pelo título brasileiro do VASCO DA GAMA.

Apesar das seqüelas de um Acidente Vascular Cerebral – AVC em 2006, que colocaram o ídolo cruzmaltino em uma cadeira de rodas, Pai Santana ainda encontra disposição para, de vez em quando, ir ao Estádio de São Januário, matar as saudades."

Fique com Deus e que todas as alegrias que você nos deu nos gramados, no simples gesto de colocar a bandeira do Vasco no gramado e beijá-la, seja eterno como você será para toda a torcida vascaína.
 
Saudações Vascaínas,
 
Jorge Luiz Alves Bezerra
Autor do Livro
 
Fonte: Blog Paixão da Gama (Texto) / Paulo Sérgio - Lance! (Imagem).