O SENTIMENTO/+/NÃO PODE PARAR!

Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.

O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.

Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para
jorge.pehuci@gmail.com.



Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.

Saudações Vascaínas.

segunda-feira, 29 de março de 2010

ARMANDO NOGUEIRA E O VASCO.

Caros vascaínos, saudações.
Nesta segunda-feira, dia 29 de março, o jornalista Armando Nogueira, botafoguense de coração, mas um cidadão do mundo esportivo, nos deixou.   Numa vida dedicada ao esporte, principalmente ao futebol, Armando nos brindou com várias pérolas da crônica esportiva.
Numa delas, fez um relato emocionado sobre um dos nossos maiores ídolos.
Reproduzimos na íntegra a crônica em homenagem ao inesquecível Armando Nogueira.



Um artilheiro no meu coração

Armando Nogueira
Artigo publicado em O Globo na década de 80

Se o futebol me quisesse dar um presente, bastava que me desse um domingo inteirinho só de gols de Ademir Menezes. O estádio embandeirado, a multidão ali, em peso, todo mundo cantando e pulando pela glória do artilheiro inesquecível do Vasco da Gama.
Nesta tarde de lembranças, quero rever, sobretudo, certos gols que ele fazia contra o meu time e que eu, doido de paixão, jurava que eram feitos pessoalmente contra mim. Quantas vezes amaldiçoei os "rushes" de Ademir! Ele arrancava do meio campo, temível, e, como um raio, entrava pela grande área, fulminante. O desfecho da jogada era sempre o mesmo: uma bola no fundo da rede, um goleiro desvalido e o meu coração magoado.
Era assim que terminavam os meus domingos em tarde de Ademir.
Até então, eu nao tinha vivido bastante para perceber que Ademir era um belo artista e que o gol, longe de ser um infortúnio, é apenas uma graça que o futebol oferece para fazer festa no coração dos homens.
Hoje - coisas do tempo - que o futebol na minha vida é mais saudade que esperança, mestre Ademir costuma aparecer no telão das minhas insônias mais artilheiro do que nunca. É com que alegria revejo, agora, aqueles gols arrebatadores que ele fazia com a veemência de um predestinado! Gols que ontem sangravam e que hoje só enternecem o meu coração.
Ademir guardava em campo o rigor de um espartano e a retidão de um cavalheiro. Nunca perdeu a esportiva. Se alguém lhe dava um pontapé, ele dava, de volta, a outra face: jogava como um cristão. O futebol era a sua religião. Ademir era alto, fino de corpo, tinha as pernas alinhadas e do rosto, que parecia feito a mão, sobrava-lhe um pedaço de queixo. Daí vem o apelido de "Queixada", como ternamente o tratam até hoje os seus amigos.
Fecho os meus olhos saudosos para reencontrar Ademir Marques de Menezes, herói dos estádios nos anos românticos do nosso futebol.
É dia de clássico. O estadio está em pé de guerra. Ademir recebe a bola no meio do campo e dispara. Na crista do corpo que corre, em aceleração vertiginosa, a lâmina do queixo vai cortando, certeira, o campo minado, o caminho do gol: É gol! Ele não pára de correr e atravessa a linha de fundo, épico, com os braços abertos ao delírio da multidão.
Se eu soubesse que um dia o futebol dele ia se acabar, eu teria pedido a Deus que me emprestasse um par de olhos cruz-de-malta só para que eu pudesse ver, à luz do amor, todos os gols que Ademir fazia contra mim.

Descanse em paz, Armando, e que os deuses do esporte o iluminem.

Eu sou VASCO, e minha paixão não tem limites.

JORGE LUIZ
Paixaodagama

Fonte: Blog Paixão da Gama (texto, exceto quando informado) / Portal Amazônia (foto) Netvasco.com (foto)

domingo, 28 de março de 2010

VASCO SUPERA CRISE E GOLEIA FLU.

Caros vascaínos, saudações.

O VASCO DA GAMA entrou em campo nesse domingo, dia 28 de março, com uma missão, diziam alguns, quase que impossível.
A crônica esportiva quis impôr aos torcedores que o time do pó-de-arroz era o amplo favorito e que os vascaínos teriam de amargar mais um tropeço na competição.
Mas nós, torcedores vascaínos, sabíamos que esse time tem qualidade, que tem jogadores em condições de definir uma partida, e que no elenco vascaíno temos acima de tudo garra e disposição.
Quando a partida teve início, vimos, logo de cara, que os jogadores entraram mais ligados, com uma marcação em cima, tentando sufocar o adversário no seu campo de defesa.
A marcação vascaína estava muito bem posicionada, e os cruzmaltinos começaram a impôr seu jeito de jogar.  Mas logo aos 12 minutos, o meia Jéferson se machuca, com isso o Capitão Carlos Alberto foi chamado para o jogo.   Souza vinha bem na partida e Philipe Coutinho com habilidade estava infernizando a zaga adversária.  O primeiro tempo termina com o VASCO mostrando muita força, mas o jogo fica no 0 a 0.
No segundo tempo, o VASCO continua bem e logo aos 13 minutos, escanteio cobrado na área tricolor e o zagueiro Thiago Martinelli marca de cabeça, VASCO 1 a 0.
O time tricolor teria de tentar o empate e o desespero fez com que o time vascaíno ficasse mais perigoso no contra-ataque.  O jogo chegava aos 36 minutos e Dodô recebe lançamento de Carlos Alberto e avança até chutar na saída do goleiro Rafael, VASCO 2 a 0.
E, para completar, o lateral-direito Fágner, que entrou no segundo tempo, recebe a bola de Carlos Alberto na entrada da área e chuta cruzado.  Final da partida e mais uma goleada vascaína, VASCO 3 a 0.
Essa partida deixou para os vascaínos a esperança de que, nas próximas partidas, o time recupere a forma ofensiva como jogou no primeiro turno e chegue às finais, com chances de se tornar campeão.

Eu sou VASCO, e minha paixão não tem limites.

JORGE LUIZ
paixaodagama

Fonte: Blog Paixão da Gama (Texto) / Site Oficial do Vasco , Globoesporte.com (fotos)

segunda-feira, 22 de março de 2010

VASCO LANÇA NOVA TERCEIRA CAMISA.

Caros vascaínos, saudações.
Nesta noite de 22 de março de 2010, na Sede Náutica, na Lagoa Rodrigo de Freitas, o VASCO DA GAMA, a Penalty, a Cavalera, em parceria com os sócios do clube, que escolheram o modelo, lançaram a nova camisa número 3. O evento teve a participação de sócios, dirigentes, vários torcedores, e atletas vascaínos que tiveram o previlégio de participar do lançamento.
A nova camisa vascaína, tem uma Cruz de Cristo à frente, em toda a extensão, em uma homenagem a Ordem dos Templários, antiga organização portuguesa que dava suporte às grandes navegações e que, de certa forma, trouxe o Almirante Vasco da Gama às terras brasileiras a mais de 500 anos.
Às costas, a camisa tem o desenho de uma Caravela Vascaína vencendo os mares revoltos e desconhecidos da época dos descobrimentos.
O Lançamento foi feito pelo Vice-preseidente de Marketing do clube, Fábio Fernandes: "Essa camisa é fruto de um trabalho feito a oito mãos: do Vasco, da Penalty, da Cavalera e dos Sócios do Clube, inspirando, criando, produzindo e votando para definir um modelo inédito, mas ao mesmo tempo cheio de ícones e significados essenciais da nossa história. O resultado é a expressão da nossa tradição numa releitura do que há de mais moderno em matéria de design", disse.
O primeiro lote de camisas será comercializado sem as logomarcas dos patrocinadores.
Nesta quarta-feira, dia 24 de março, em São Januário, o time estreia a camisa, contra o Americano, pela Taça Rio 2010.

O primeiro atleta vascaíno a vestir a maravilhosa camisa vascaína foi o meia-atacante Philipe Coutinho (foto).

Eu souVASCO, e minha paixão não tem limites.

saudações vascaínas.

JORGE LUIZ
paixaodagama

Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Site oficial do Vasco (fotos)

domingo, 21 de março de 2010

NAU VASCAÍNA SEM RUMO...

Caros Vascaínos, saudações.

Depois de mais uma rodada da Taça Rio 2010, o time de São Januário parece ter perdido o rumo e as partidas que encantaram a torcida na Taça Guanabara ficaram no esquecimento.
Nesse sábado, dia 20 de março, os vascaínos viram o Gigante da Colina perder de 1 a 0, do Olaria, mas o que chama a atenção de todos é que o modesto Olaria não vencia o VASCO desde 05 de junho de 1971, há quase 39 anos.
Com vários jogadores barrados, e depois de muitos tropeços e jogos muito ruins, o time e principalmente a comissão técnica, comandada por Vágner Mancini, não conseguem dar um padrão de jogo do time.
O time conseguiu na Taça Guanabara várias goleadas, uma delas histórica sobre o Botafogo de 6 a 0.  Mas na sequência do primeiro turno, a boas partidas foram ficando raras, a ponto de, na semifinal contra o Fluminense, o time ganhar nos pênaltis, depois de fazer uma partida difícil contra os pó-de-arroz.
Na final da TG, o time simplesmente não jogou, viu o Botafogo jogar e ser campeão do turno e se classificar para as finais do Campeonato Carioca.
No segundo turno, a Taça Rio, o time não conseguiu se encontrar, mesmo depois de vencer nas três primeiras rodadas, não convenceu, quando chegou ao primeiro clássico do turno, o time jogou uma partida muito boa, mas tropeçou na ineficiência de Dodô ao perder dois pênaltis em um clássico, e justamente contra nosso maior rival.
Na Copa do Brasil, outro jogo que não agradou e somente um empate em 1 a 1, contra o ASA de Arapiraca-AL.    Depois do vexame contra o Olaria, fica uma questão para os torcedores vascaínos: Será que os jogadores querem, mesmo que inconscientes, a saída do treinador e estão, digamos, fazendo "corpo mole"?    Afinal de contas o treinador começou a barrar certos jogadores depois de partidas consideradas ruins e isso poderia ter desagradado o elenco.
Sinceramente, eu não acredito que o time, de uma hora para outra, esqueceu como se joga.
Vamos aguardar a decisão da diretoria, que tem reunião marcada pelo preseidente nessa segunda, dia 22 de março, e ver o que acontece.

Eu sou VASCO,  e minha paixão não tem limites.

Saudações vascaínas.

JORGE LUIZ
paixãodagama

segunda-feira, 15 de março de 2010

PARTIDA QUASE PERFEITA...

Caros vascaínos, saudações. Nesse domingo, 14 de março de 2010, o VASCO DA GAMA enfrentou novamente seu maior rival, e depois de uma partida que poderia ter terminado de maneira mais justa, o time sucumbiu a si próprio.
Sim, nosso time perdeu para ele mesmo, mais uma vez.     Os jogadores vascaínos foram os melhores do início ao fim da partida, dominaran as ações, e neutralizaram o "Império do mal".
Philippe Coutinho(foto à esquerda) fez uma estréia contra os rivais com muita personalidade e foi o jogador que mais se destacou no elenco cruzmaltino.  Sofreu o primeiro pênalti, e abriu caminho para o VASCO abrir o placar, mas nosso atacante não converteu em gol.
Os rubro-negros foram beneficiados mais uma vez com um lance duvidoso, mas quando Dodô perdeu outro pênalti, o time não tinha mais como tentar reverter a situação.
A defesa vascaína foi aguerrida e não deixou que os atacantes do rival chegassem ao gol de Fernando Prass, que mesmo fazendo boas defesas, tinha plena confiança de que não sofreria gol.
Somente o Juiz Péricles Bassols viu um toque do goleiro vascaíno no adversário, e nem os mais ferrenhos comentaristas rubro-negros tiveram coragem de "brigar" com a imagem e admitiram que o pênalti não existiu.
Jéfferson(foto à direita) entrou bem na partida e participou diretamente ao lance do segundo pênalti em favor do Gigante da Colina.
Como ponto positivo fica a certeza de que o time fez uma partida irretocável so ponto de vista da garra e determinação, e que eles se superaram as expectativas da torcida.
Manter esse ritmo e aprimorá-lo é o objetivo do clube para as próximas rodadas do Carioca e da Copa do Brasil.
Eu ainda confio que esse time nos dará muitas alegrias, e você, o que acha??

Eu sou VASCO, e minha paixão não tem limites.

JORGE LUIZ
Paixãodagama

Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Site oficial do Vasco (fotos)

segunda-feira, 8 de março de 2010

VASCO AFRICANO CHEGA À ELITE


Caros vascaínos, saudações.


A terra da copa 2010 está em festa, e porque não dizer a imensa nação vascaína em todo mundo, também. A trinta anos nascia na Cidade do Cabo, na África do Sul, o Clube Recreativa Vasco da Gama, e não somente o nome foi inspirado no homônomo brasileiro, o escudo, os uniformes, e quem sabe, a paixão pelo Vasco da Gama original.
Quando o fundador do clube veio ao Brasil, conheceu a história e a grandeza do VASCO DAGAMA e ficou apaixonado com esse clube nascido das colônias portuguesas, e levou consigo várias camisas e um sonho: Fundar em seu país um clube com as mesmas características do Gigante da Colina.

Depois de muito lutar, para conseguir colocar o clube nas competições, nos primeiros anos, e passar por várias tormentas ao longo dos anos, o clube que tinham um sonho, virou realidade.

Nesse domingo, dia 07 de março de 2010, superando todos os prognósticos e previsões, supera o Black Leopards, favorito à vaga na elite do futebol Sulafricano.

Na imagem mais marcante do dia, antes de entrar em campo, o capitão vascaíno africano convoca seus atletas: "durante 90 minutos, suas vidas pertencem ao Vasco".

E esses valorosos atletas, superando as dificuldades, conseguem a mesma façanha dos primeiros vascaínos do Rio de Janeiro, que em 1922, passando por sobre os adversários. chega à elite do futebol carioca no ano de 1923.
Parabéns a todos os atletas e dirigentes do CLUBE RECREATIVA VASCO DA GAMA, Cidade do Cabo - África do Sul.
Sou VASCO, e minha paixão não tem limites.
Saudações vascaínas,
JORGE LUIZ
Paixaodagama
Fonte: Blog Paixão da Gama (Texto) / O globo on line (foto)

FELIZ DIA DA MULHER... VASCAÍNA

Caros vascaínos, saudações.
 
Hoje, dia 08 de março de 2010, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma homenagem justa aquelas que nos deram a vida, nos educam, e torcem por nós desde o nosso nascimento.
Todas as mulheres merecem ter, não somente um dia, mas todos os dias, dedicados à elas.   São mães, irmãs, namoradas, primas, avós, amigas, e companheiras, que fazem com que nossos dias sejam melhores, e estão presentes a cada momento.
Fomos buscar, então, exemplos de mulheres vascaínas, que, mesmo indiretamente, alegram nossa torcida, e fazem parte dessa imensa torcida bem feliz.
Dulce Rosalina foi, desde a juventude, uma vascaína valorosa, sendo a primeira mulher a presidir uma torcida organizada, nossa guerreira nos deixou a alguns anos, mas não é esquecida pela torcida vascaína.
Fernanda Abreu, cantora e compositora, é uma das maiores torcedores vascaínas, tornou-se conhecida após fazer parte da Banda Blitz nos anos 1980, e hoje é, notoriamente, vascaína da gema.
Camila Pitanga, atriz global, de rara beleza, conhecida por seus trabalhos em novelas e em filmes, declarou sua paixão pelo Vasco, e é sempre lembrada pelos torcedores.
Thaís Araújo, é mais uma atriz de grande talento que tem a Cruz de Malta no peito, e tem demonstrado seu amor pelo clube por onde passa.
Fátima Bernardes, jornalista, editora e apresentadora do jornal nacional, é, também, apaixonada pelo nosso amado Vasco da Gama, já deu várias declarações sobre o clube, inclusive no Livro Oficial do centenário do clube em 1998.
Enfim, podemos citar: Danielle Winnits, Rachel de Queiroz, Valéria Valenssa, Tônia Carrero, Sônia Braga, Luiza Tomé, Dani Monteiro, Cristiane Dias, Ana Furtado e tantas outras, sempre cultivando sua PAIXÃO DA GAMA.
Parabéns a todas as mulheres... Vascaínas...
 
Sou VASCO, e minha paixão não tem limites.
 
Saudações vascaínas,
 
JORGE LUIZ
paixãodagama
 
Fonte: Blog Paixão da Gama (Texto) / Vasco.com (foto).

quinta-feira, 4 de março de 2010

NOVO SITE OFICIAL DO VASCO NO AR.


Caros vascaínos, saudações.


Nessa quarta-feira, dia 03 de março de 2010, o departamento de marketing do VASCO, publica na internet o Novo Site Oficial do Club de Regatas Vasco da Gama.

Segundo entrevistas concedidas pelo Vice-presidente de Marketimg, Fábio Fernandes, o novo site vascaíno trará várias inovações e interatividade para os torcedores cruzmaltinos. De fato, são notadas algumas alterações com relação ao site anterior, mas muitos torcedores estão impacientes, principalmente, com a falta de vários itens que constavam no site anterior.

A história do clube, os títulos, os troféus, e muitas fotos de São Januário, não estão disponibilizadas como antes. Outra falta notada no site, são com relação ao Banco de Imagens, foi criado um novo banco, mas não foram colocadas as fotos anteriores, e estão disponíveis somente fotos de 2008 até os dias atuais.

Torcedores comentaram no site oficial, que a acesso através de cadastro poderia ter sido evitado para os Sócios do clube, e que gostariam que fossem criadas duas sessões no site: Um fórum de torcedores e um mural para comentários em geral.

Após algumas reclamações de torcedores, Marcos Blanco, diretor de marketing do clube, informa que o site está em versão Beta, e será modificado nos próximos dias, para inserir novas funcionalidades que ficaram de fora devido não haver tempo hábil para que o site oficial fosse ao ar com todas as inovações prometidas.

Aguardem vascaínos, nosso site oficial, agora, é de primeira, igual nosso futebol.


Sou VASCO, e minha paixão não tem limites.


Saudações vascaínas,


JORGE LUIZ

paixãodagama