Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.
O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.
Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para jorge.pehuci@gmail.com.
Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.
Saudações Vascaínas.
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
FELIZ NATAL E GLÓRIAS PARA NOSSO VASCÃO EM 2012.
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Homenagem do Livro Paixão da Gama ao título da Copa Mercosul 2000.
Há 11 anos, o Vasco da Gama realizava a maior virada em um torneio internacional da história do futebol. A Virada do Milênio, como ficou conhecida, na final da Copa Mercosul 2000, contra o Palmeiras em pleno Parque Antártica, após estar perdendo por 3 a 0 no primeiro tempo e jogar o segundo tempo, na sua maior parte, um jogador a menos, já que o zagueiro Júnior Baiano foi expulso.
Quando teve início o segundo tempo, a torcida palmeirense comemorava nas arquibancadas e os jogadores do Verdão, apesar do discurso de que o jogo ainda não tinha terminado e era preciso ter cuidado com o time vascaíno, já estavam provocando os atletas cruzmaltinos em campo.
Nesse momento da partida, Romário e principalmente Juninho Paulista passaram a buscar mais o ataque apesar da inferioridade de 3 a 0 no placar, e em duas arrancadas do meia vascaíno, foram marcados dois pênaltis para o Vasco, convertidos por Romário, reduzindo a diferença e chegando aos 3 a 2.
Juninho Paulista fez o gol de empate somente depois dos 40 minutos da etapa final, com o locutor da Super Rádio Tupi gritando aos quatro ventos: “Foi um gol santo e sagrado...”. Mas a torcida verde começa a empurrar seu time que ainda com o empate conquistaria a competição.
Veio, então, o golpe de misericórdia, em uma jogada pela esquerda do ataque vascaíno com o jogador Viola, ele invade a área, a bola é tocada por Juninho Paulista e caprichosamente a bola sobre na direita para Romário somente empurrar para as redes.
O VASCO É CAMPEÃO DA MERCOSUL 2000.
ROMÁRIO É O MAIOR ARTILHEIRO DO ANO.
Veja trecho do Livro Paixão da Gama que narra essa vitória fantástica do Gigante da Colina:
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Hpcrvasco.com.br (Imagem).
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
SELEVASCO É BICAMPEÃO BRASILEIRO 1989.
Caros vascaínos, saudações.
Há exatos 22 anos a equipe vascaína conquistava o Bicampeonato Brasileiro 1989 e ficaria na memória dos cruzmaltinos como a SELEVASCO.
Mesclado de craques e jovens promessas que acabaram se tornando em ídolos da torcida vascaína, a SeleVasco chegou ao título de forma incontestável, numa partida disputada em pleno Morumbi, na casa do São Paulo, quando poderia disputar a primeira partida em São Januário.
Ainda no início da temporada uma manobra do dirigente Eurico Miranda trouxe para o Vasco da Gama o atacante Bebeto, que estava sendo injustiçado na Gávea, e o craque fez a diferença na competição.
A segurança de Acácio, os cruzamentos certeiros de Luiz Carlos Winck, o setor defensivo com Quiñones e Marco Aurélio, o volante e capitão Zé do Carmo, Marco Antônio Boiadeiro ou Andrade, e Willian no meio, e o ataque formado por Bebeto, Sorato, e Bismarck, e ainda Vivinho na reserva, um time realmente irresistível.
O Vasco da Gama bateu todos os favoritos ao título, times como o Santos, Internacional, Corinthians, Cruzeiro, e na final o São Paulo, sofreram com a SeleVasco.
Com uma campanha fantástica de 9 vitórias, 8 empates e somente 2 derrotas, o clube da Colina Histórica não teve adversário à altura de sua competência e na partida final brilhou a estrela do jovem atacante Sorato que recebeu a bola em um cruzamento perfeito do lateral direito Luiz Carlos Winck, marcando de cabeça o gol do título.
SELEVASCO CONQUISTA O BRASIL.
Saudações vascaínas a todos.
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
Fonte: Blog Paixão da Gama (Texto) / Netvasco.com/mauroprais (Foto comemorativo ao Tricampeonato Ramon de Carranza 1989).
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
VASCO PENTA CAMPEÃO CARIOCA 1992.
Caros vascaínos, saudações.
Nesse ano inesquecível para toda a imensa torcida bem feliz de vascaínos, comemoramos a conquista do PENTA CAMPEONATO CARIOCA 1992.
Com a interdição do Maracanã devido a tragédia que matou cinco torcedores e feriu dezenas de outros durante partida entre o Botafogo e o Clube da Gávea, o Estádio de São Januário seria o único em condições para receber os clássicos cariocas. Apesar de hoje muitos tentarem impedir o estádio do Vasco de receber jogos importantes, São Januário foi palco de muitos jogos em que sua história de mais de 80 anos.
Além das disputas do Campeonato Carioca 1992, o clube recebeu várias partidas decisivas da Seleção Brasileira até a inauguração do Marcanã, no ano do Centenário do Vasco, o clube fez a primeira partida das finais da Taça Libertadores 1998, conquistada pelos vascaínos, e muitos outros jogos memoráveis que estão na memória de todo cruzmaltino.
Em 1992, o Penta Campeonato Carioca veio com duas rodadas de antecedência contra o Bangu, mas a última poartida seria disputada contra o rival da Gávea com um gostinho especial, o título invicto.
Com um time mesclado com jogadores experientes e jovens atletas que se destacaram naquele ano, o Vasco chegou ao final da temporada com um elenco mais que qualificado: Carlos Germano; Luís Carlos Winck; Jorge Luís; Torres (Tinho); e Cássio (Eduardo); Luisinho; Leandro; Carlos Alberto Dias (Willian) e Bismarck; Edmundo e Roberto Dinamite (Valdir).
A partida final do carioca foi em 06 de dezembro e o empate em 1 a 1, com gol de Edmundo, fez a torcida comemorar o título invicto sobre seu maior rical com muita festa.
O ano de 1992 marcou a história do Vasco da Gama por ter sido o ano da despedida do maior ídolo de sua história, Roberto Dinamite, e o último gol em partidas oficiais do ídolo vascaíno foi marcado contra o Goytacaz em 26 de outubro, na vitória do clube por 1 a 0.
Ainda nesse dia, mas no ano de 1998, centenário do clube, o time de basquete masculino do Vasco sagrou-se Campeão Sulamericano de Clubes Campeões contra o Welcome (Uruguai).
O VASCO DA GAMA é um clube cuja história é riquíssima em títulos e conquistas em todas as modalidades esportivas praticadas sob suas cores, cabe a nós vascaínos manter essas conquistas na memória coletiva dos milhões de cruzmaltinos espalhados por todo o mundo.
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
Jorge Luiz Alves Bezerra
Blog Paixão da Gama
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Supervasco.com (Imagem).
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
VASCO DA GAMA - "E se às 19h do dia 4/12...
Se isso acontecer, como você torcedor vascaíno vai reagir? Raiva? Como ter raiva de um time que colocou a cruz de malta na ponta da chuteira em todas as oportunidades que precisou? Frustração? Como terminar um ano como esse frustrado? A taça em si é um detalhe, toda a imensa torcida está bem feliz de norte a sul deste país, como diz o nosso hino! Vergonha? Vergonha é entrar na última rodada brigando por vaga na Libertadores e querer status em jogo que vale título. Dois mil e onze já é nosso e isso NINGUÉM tira. Se não ficar marcado com a taça do campeonato brasileiro, estará marcado nos corações de todos nós. Esse time de 2011 merece um espaço na nossa vasta sala de troféus, esse time joga com alma, com alma de campeão.
Hoje vim me perguntando sobre isso, sobre qual seria a minha reação caso o campeonato brasileiro não viesse pra colina, sou passional demais, porem deixei a paixão um pouco de lado e pensei com a razão. E vi que o principal desse ano já foi conquistado a muito tempo, que é o nome da instituição CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA!
Esses onze atletas, onze não, o elenco inteiro praticamente, merece cada um a sua importância, e o meu obrigado. E mesmo eu não sendo ninguém, sendo apenas mais um dentre tantos vascaínos, vou deixar aqui meu agradecimento a todos, um por um...
Allan, o coringa do time! Campeão da Copa do Brasil como lateral, já jogou em 3 posições do meio campo, é o Severino do Vasco! E o que mais impressiona é que ele faz tudo com uma disposição assustadora. Assim como o Rômulo, tem bola pra seleção brasileira jajá! Obrigado!
Felipe, todas as vezes que vejo o Felipe no campo, eu sei que estou vendo mais do que um jogador, mais do que um craque, eu to vendo simplesmente o maior vencedor da HISTÓRIA do Vasco em 113 anos, é como se eu estivesse presenciando uma parte da vida do Vasco desfilando seu talento em campo. Fundamental. Obrigado!
Juninho é o nosso rei. Mesmo aos 36 anos, mesmo não exibindo a vitalidade de outrora, mesmo a precisão das faltas não sendo mais a mesma de antes, continua sendo o Juninho. Só a presença dele em campo já vale o ingresso. Colaborou e muito em 2011 cara, nem eu imaginava que a sua volta seria tão gloriosa, eternamente ídolo. Obrigado!...
Diego Souza, o cara. Eu sempre digo que quando o Diego Souza resolve jogar, ninguém ganha do Vasco. E é a mais pura verdade. Mesmo sendo inconstante e por diversas vezes displicente, é o nosso camisa 10, o cara que pode decidir um jogo do nada, o cara dos golaços, dos dribles inimagináveis. Mesmo deslocado pra jogar mais a frente onde não está acostumado, não falta luta, se não da na técnica, vai na disposição mesmo. Craque demais. Obrigado!
Élton Brandão, de uma forma ou de outra, sempre deixa o dele. Tá longe de ser um Roberto em 74, um Bebeto em 89, um Edmundo em 97 ou um Romário em 2000, porem é um cara que acredita em todos os lances, mas não é a toa que o chamamos de Pelélton, ele deixa o coração dentro do campo. Obrigado!
Alecsandro, se alguém tem estrela no time, é esse ai. O cara das decisões. Jogo apertou? Dá pro Alecsandro que ele guarda. Foi muito importante no ano, e se deus quiser na final do brasileirão, será também. Apesar de tudo, confio e acredito muito em você! Obrigado!
Bernardo, o talismã! Apesar do temperamento um tanto quanto destemperado, sempre gostei dele. Tem jogado com um coração do tamanho da torcida do Vasco nos principais jogos da equipe no campeonato, e eu sempre irei agradecer por aquele gol aos 45 contra o Fluminense, pode ter a certeza que todo mundo chorou junto com você, Obrigado!
Ah.. falta um né? Falta o craque do time...
E é assim galera, que eu vejo o 2011 do Vasco, um 2011 vencedor. É claro que eu espero ansiosamente mais uma taça pra completar o meu Natal, porém, pelo menos o meu ano, já está ganho.
Vamos com tudo, que time, torcida e coração, a gente tem de sobra!
Marcio Mello.
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
URUBÚ É O MAIOR VICE DO BRASIL.
Caros vascaínos, saudações.
http://twitpic.com/7l3pa5
PRIMEIRO CAMPEONATO INVICTO DO VASCO.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
VASCO: SIMPLESMENTE INESQUECÍVEL!
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
UM TIME INESQUECÍVEL DO VASCO!
terça-feira, 1 de novembro de 2011
ADEUS AO ÍDOLO ETERNO, PAI SANTANA.
Pai Santana festejando título da Copa do Brasil 2011 |
A imensa torcida bem feliz do Club de Regatas Vasco da Gama perde neste dia 01 de novembro de 2011, um dos maiores símbolos e ídolo.
Eduardo Santana, o nosso PAI SANTANA, nos deixou. Mas na memória dessa torcida gigante ele jamais será esquecido.
No Livro Paixão da Gama, que será lançado daqui a mais alguns dias, minha homenagem, que esperava escontrar esse grande vascaíno vivo e bem.
Transcrevo aqui, na íntegra, o trecho do livro que mostrar aos vascaínos uma pequena parte da vida desse herói cruzmaltino.
EDUARDO SANTANA
(Ex-massagista)
"Misto de bruxo e massagista, Pai Santana como ficou conhecido o folclórico personagem vascaíno, Eduardo Santana, é uma das personalidades cruzmaltinas que mais são lembradas pela torcida, mesmo após ter se afastado dos gramados do futebol.
Pai Santana nasceu em Andrelândia (MG), e chegou ao VASCO DA GAMA em 1954, e mesmo tendo identificação com o Gigante da Colina, por várias vezes foi defender algum clube da Arábia Saudita, ou a seleção brasileira. Mas no clube da Cruz de Malta foi que o massagista fez sua história.
Em um momento de gratidão ao seu clube de coração disse: “Se Deus disser que é mais vascaíno do que eu vai dar briga muito boa”.
Um de seus “trabalhos” que ficaram mais famosos foi realizado depois das finais do Campeonato Carioca 1974, quando, vestido de branco, Pai Santana acende velas no gramado do Maracanã, segundo ele, para agradecer aos orixás pelo título brasileiro do VASCO DA GAMA.
Apesar das seqüelas de um Acidente Vascular Cerebral – AVC em 2006, que colocaram o ídolo cruzmaltino em uma cadeira de rodas, Pai Santana ainda encontra disposição para, de vez em quando, ir ao Estádio de São Januário, matar as saudades."
Fique com Deus e que todas as alegrias que você nos deu nos gramados, no simples gesto de colocar a bandeira do Vasco no gramado e beijá-la, seja eterno como você será para toda a torcida vascaína.
Saudações Vascaínas,
Jorge Luiz Alves Bezerra
Autor do Livro
Fonte: Blog Paixão da Gama (Texto) / Paulo Sérgio - Lance! (Imagem).
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
CONFIRA TRECHO INÉDITO DO LIVRO PAIXÃO DA GAMA.
Estamos cada vez mais próximos do lançamento do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, no Rio de Janeiro e em minha cidade de Mossoró (RN).
A obra é a mais completa do VASCO DA GAMA, devidamente oficializado pelo clube.
Com uma riqueza de detalhes impressionante, contamos toda a maravilhosa do clube, fartamente ilustrado e com uma linguagem simples e direta.
Fruto de um trabalho exaustivo de pesquisa de mais de cinco anos, essa obra vai marcar na vida de cada vascaíno, que passará a ter em suas mãos toda a história do clube, em detalhes, e de forma permanente.
Confiram um trecho inédito do livro.
PRÉ-VENDA EXCLUSIVA COM FRETE GRÁTIS E DESCONTO ESPECIAL (*)
Estamos colocando o livro em pré-venda, com frete grátis(*) e desconto especial para os vascaínos que realizarem a compra pelo e-mail jorge_luiz@crvasco.com.br
COMPRE JÁ O SEU EXEMPLAR DESSA OBRA HISTÓRICA.
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
Jorge Luiz Alves Bezerra
Autor do Livro
Site oficial: http://www.paixaodagama.blogspot.com/
Twitter Oficial: www.twitter.com/paixaodagama
Facebook Oficial: www.facebook.com/paixaodagama
Fonte: Blog Paixão da Gama (Texto) / Issu.com/paixaodagama (Trecho do Livro).
sábado, 3 de setembro de 2011
FESTA DE 5 ANOS DA GDA.
Caros vascaínos, saudações.
Neste domingo, dia 04 de setembro, a Guerreiros do Almirante - GDA, comemora com grande festa seus 5 anos de amor infinito ao nosso amado VASCO DA GAMA, completados no último dia 16 de agosto.
Para comemorar essa data a GDA convoca todos os guerreiros para a festa, veja todos os dados abaixo:
Data: 04/09/2011 (Domingo)
Local: Quadra da Unidos da Tijuca (Av. Francisco Bicalho, 47)
Horário de início: 13h00m .
INGRESSOS:
Masculino: R$ 10,00
Feminino: R$ 5,00
- Na hora
Masculino: R$ 15,00
Feminino: R$ 10,00
Camarotes para 12 pessoas: R$ 200,00 (além do ingresso)
COMPREM NOS PONTOS DE VENDAS:
- Bar dos Guerreiros (Em frente as sociais)
- Stand de Vendas (Na Arquibancada)
- Vasco Boutique (Loja do Vasco nas sociais)
- Nação Cruzmaltina (Loja do Vasco em Niterói)
Canecas: Estamos vendendo canecas da FESTA ao valor de R$ 10,00.
PRESENÇAS CONFIRMADAS:
Mc Charles
Bateria da Unidos da Tijuca
e muito mais...
JORGE LUIZ Alves Bezerra
domingo, 21 de agosto de 2011
DIA DO VASCO - 113 ANOS DE GLÓRIAS.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
SOB A PROTEÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS.
terça-feira, 2 de agosto de 2011
CHAPA DE DINAMITE VENCE ELEIÇÕES NO VASCO.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
VAMOS APOIAR O VASCO DO INÍCIO AO FIM.
domingo, 8 de maio de 2011
CAPITÃO ALCIR PORTELA DO VASCO.
Alcir Portela recebe taça de Campeão Brasileiro 1974 |
No dia 09 de maio de 1944, nascia no Rio de Janeiro (RJ), Alcir Pinto Portela Prates, ou como a imensa torcida vascaína o conhecia, ALCIR PORTELA.
A vida profissional de Alcir Portela se confunde com a trajetória cruzmaltina de 1963, quando chegou ao VASCO DA GAMA até de seu falecimento em 2008.
Sua última partida oficial foi em 14 de agosto de 1975, em Botafogo 0 x 2 Vasco, pelo Campeonato Carioca 1975.
Foi, também, o único a participar de todas os quatro títulos brasileiros do VASCO DA GAMA, como jogador em 1974, e como auxiliar técnico em 1989, 1997, e 2000.
Como se não bastasse sua dedicação em campo, quando encerrou a carreira passou a integrar a comissão técnica do time de futebol, e sempre que era convocado, assumia o cargo de treinador para substituir algum técnico demitido.
Durante algumas dessas substituições, foi responsável por levar o time a conquistas que talvez nem os próprios torcedores acreditassem.
Jorge Luiz (PaixãodaGama) com Alcir Portela em 2005. |
quinta-feira, 28 de abril de 2011
VEJAM TRECHO DO LIVRO PAIXÃO DA GAMA.
O Livro Paixão da Gama, A Maravilhosa História do Vasco, está na fase final de edição e em breve estará disponível para toda a Imensa Torcida Bem Feliz do Gigante da Colina.
Confiram trecho do Livro que se tornará na obra mais completa sobre o VASCO DA GAMA, desde sua fundação, em 1898.
Acompanhem mais informações sobre o livro no Blog Paixão da Gama ou através de www.twitter.com/paixaodagama
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
JORGE LUIZ Alves Bezerra
FONTE: Blog Paixão da Gama (Texto) / Issuu.com/paixaodagama (Publishing).
quarta-feira, 20 de abril de 2011
ESTÁDIO SÃO JANUÁRIO FAZ 84 ANOS.
Caros vascaínos, saudações
Em 21 de abril de 1927, o Club de Regatas Vasco da Gama inaugurava o maior estádio esportivo sulamericano, o ESTÁDIO DE SÃO JANUÁRIO, há exatos 84 anos.
Com o nome oficial de Estádio Vasco da Gama, São Januário teve sua pedra fundamental lançada em 6 de junho de 1926, e onze meses depois os torcedores vascaínos receberam com muita festa, a Colina Histórica.
Mas o estádio nasceu da perseguição imposta aos cruzmaltinos pelos chamados clubes da elite carioca, que em 1924 impuseram ao clube a condição de excluir doze atletas do seu elenco, e de ter um estádio, para ser aceito na Associação Metropolitana de Esportes Atléticos – AMEA.
A primeira condição foi veementemente negada pelo presidente vascaíno na Carta conhecida como "Resposta Histórica", e na condição de ter um estádio "decente" para mandar seus jogos foi momentaneamente resolvida com o aluguel do Estádio da Rua Morais e Silva.
Mas o VASCO DA GAMA não se acomodou, como os demais clubes, e lançou a Campanha dos Dez Mil, e começou a arrecadar fundos para a compra de um terreno e a construção do estádio próprio. Ao final da campanha, o clube conseguiu os recursos para adquirir o terreno que, segundo historiadores, pertenceu a Marquesa de Santos, amante do imperador Dom Pedro I, e para iniciar as obras de construção do estádio.
O jogo inaugural foi disputado entre VASCO DA GAMA e Santos (SP), com o placar terminando em 5 a 3, cabendo o primeiro gol no novo estádio ao santista Evangelista, e o primeiro gol vascaíno foi marcado por Negrito.
O Estádio de São Januário resiste ao tempo e se tornou em um dos maiores orgulhos da torcida cruzmaltina, abrigando vários departamentos do clube.
Ao longo dos anos foram construídos no estádio vários equipamentos: O Parque Aquático, Capela de Nossa Senhora das Vitórias, Ginásio Poliesportivo, Ginásio Forninho, Escola Vasco da Gama, Departamento Infanto Juvenil, Hotel Concentração do Almirante, Salão de Troféus, dentre outras obras.
Foram realizados vários eventos extra-futebol no estádio, nos anos de 1943 e 1946, os desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro, apresentações de corais regidos pelo maestro Heitor Villa-Lobos, e nas comemorações do 1º de maio de 1943, o presidente Getúlio Vargas promulgou as Leis Trabalhistas.
Em 30 de abril de 2002, foi escolhido como o sétimo melhor estádio do planeta, atrás somente do Camp Nou (Espanha), Giuseppe Meazza (Itália), La Bombonera (Argentina), Ibrox Stadium (Escócia), Stamford Bridge (Inglaterra) e Olímpico de Munique (Alemanha). A pesquisa foi realizada pelo Travel Channel, canal de televisão americano especializado em turismo.
Mais recentemente, em 20 de julho de 2010, o Estádio de São Januário foi o escolhido pelo Comitê Olímpico Internacional – COI, para sediar os jogos de rúgbi, durante as Olimpíadas de 2016, que serão disputadas no Rio de Janeiro.
Nos últimos anos, durante a gestão do presidente Roberto Dinamite, o estádio foi amplamente remodelado, e firmou várias parcerias para reformas em suas instalações, que permanecem até o presente momento.
O ESTÁDIO DE SÃO JANUÁRIO É O MAIOR ORGULHO DA IMENSA TORCIDA BEM FELIZ DO VASCO.
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
JORGE LUIZ Alves Bezerra
Fonte: Blog Paixão da Gama (Texto) / Supervasco.com (Estádio São Januário com nova pinturasegunda-feira, 18 de abril de 2011
BLOG PAIXÃO DA GAMA HOMENAGEIA O REI ROBERTO CARLOS.
Caros vascaínos, saudações
Neste dia 19 de abril o maior ídolo da música brasileira comemora os seus 70 anos de vida.
Roberto Carlos nasceu em 1941, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no estado do Espírito Santo, e já aos nove anos de idade começou a cantar em programa infantil na Rádio AM Cachoeiro do Itapemirim.
Segundo Roberto Carlos, no "Livro Roberto Carlos em detalhes", que teve sua publicação proibida, declara que aos oito anos de idade passou a ser vascaíno, disse ele: "(...)Passei a ser VASCO e nunca mais deixei(...)".
Como já fazia sucesso, em 1955 foi passar férias na casa de sua tia na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, e participou de vários programas de calouros. Resolveu, então, permanecer no Rio de Janeiro para tentar a sorte nos programas de Rádio da Capital federal.
Nessa época começaram a surgir os primeiros sucessos de Bill Halley e seus cometas, um ritmo alucinante que depois seria batizado de Rock and Roll, com os maiores sucessos da nova febre surgindo na voz de Elvis Presley, Litle Richard, e Chuck Berry.
O jovem Roberto Carlos ficou maravilhado com as bandas de Rock que surgiram e resolveu ingressar na The Sputnik, banda criada com o amigo Tim Maia, com o nome inspirado no satélite artificial lançado pelos Russos em 1957.
O sucesso de Roberto Carlos chegou aos festivais de música e aos programas de rádio e televisão, e ele forma com Wanderléia e Erasmo Carlos o trio que comandava o programa Jovem Guarda, da Tv Record, alcançando os maiores índices de audiência na televisão brasileira.
Seus maiores sucessos são: Detalhes, Amante a moda antiga, Rotina, Calhambeque, Emoções, Amor sem limites, Amor Perfeito, Outra vez, A distância, dentre uma infinidade de sucessos em mais de 50 anos de carreira.
Em 2010, o REI demonstrou mais uma vez sua paixão pelo VASCO DA GAMA no Especial gravado para comemorar sua carreira repleta de muitos sucessos, e no programa declara: "Todos sabem que sou VASCO".
PARABÉNS AO REI, PELA VASCAINIDADE, POR TODOS OS ANOS DE SUCESSOS E POR SUA INTEGRIDADE MORAL.
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
JORGE LUIZ Alves Bezerra
Fonte: Blog Paixão da Gama (Texto) / Globo.com (Roberto com camisa sagrada do Vasco).
sexta-feira, 15 de abril de 2011
O MAIOR PRESIDENTE VASCAÍNO.
Caros vascaínos, saudações
Neste sábado, dia 16 de abril, comemoramos o aniversário do maior presidente que o VASCO DA GAMA já teve, em mais de cem anos de história de glórias, conquistas e vitórias.
Antônio Soares Calçada nasceu em 1924, de família portuguesa e desde sempre foi um vascaíno presente na vida do VASCO DA GAMA.
Seu primeiro cargo no clube foi o de Vice-presidente de futebol em 1955/1956, nessa época fez uma proposto ao Santos Futebol Clube para trazer o jovem Pelé, em início de carreira, para o VASCO DA GAMA, em 1959, assumiu o cargo de Diretor de Tênis de Mesa. Voltou ao cargo de Vice-presidente de futebol em 1964, e assumiu o cargo novamente entre 1980 e 1982.
Mas Calçada chegou ao cargo máximo do clube em 1983, vencendo várias eleições consecutivas e permanecendo no cargo até 2000.
O período em que Calçada esteve no cargo de presidente do Clube da Cruz de Malta foi o mais vitorioso da história cruzmaltina e de maior duração de um presidente do clube.
Entre os anos de 1983 e 2000, em que foi presidente do clube, conquistou os títulos:
- Campeão da Taça Libertadores da América 1998;
- Campeão da Copa Mercosul 2000;
- Campeão Brasileiro de Futebol 1989, 1997, 2000;
- Campeão Estadual de Futebol 1982, 1987, 1988, 1992, 1993, 1994, 1998;
- Campeão da Liga Sul-Americana de Basquete 1999, 2000;
- Campeão Sul-Americano de Basquete 1998, 1999;
- Campeão Estadual de Remo 1998, 1999, 2000;
Dentre muitos outros títulos em diversas modalidades esportivas praticadas por atletas vascaínos. Em 2000 recebeu do clube o título de Presidente de Honra, por todos os anos de dedicação incondicional ao clube.
PARABÉNS PRESIDENTE CALÇADA, O MAIOR PRESIDENTE DO VASCO EM TODOS OS TEMPOS.
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
JORGE LUIZ Alves Bezerra
Fonte: Blog Paixão da Gama (Texto) / Netvasco.com.br (Calçada na sala de troféus).
quarta-feira, 13 de abril de 2011
HOMENAGEM DO BLOG AO ETERNO ÍDOLO DINAMITE.
Caros vascaínos, saudações.
Neste dia 13 de abril vamos parabenizar nosso maior ídolo e atual presidente do VASCO DA GAMA, Carlos ROBERTO DINAMITE de Oliveira, nascido em Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, em 1954.
Descoberto por Gradim, olheiro do Vasco, nos campos de peladas dos subúrbios, chegou ao Clube da Cruz de Malta em 1969, já com 15 anos. Convidado a treinar nas categorias de base, passou para o time juvenil rapidamente.
Em 1970 foi o destaque do clube no Campeonato Carioca Juvenil tornando-se artilheiro do clube pela primeira vez, com 10 gols. No ano seguinte foi o artilheiro da competição, com 13 gols.
No ano de 1971 chegava ao time profissional, com o aval do treinador Admildo Chirol, e em 14 de novembro fez sua estréia no Campeonato Brasileiro. O apelido Dinamite surge no Jornal dos Sports, criado por Eliomário Valente e Aparício Pires, quando no dia anterior a partida contra o Atlético Mineiro, o jovem artilheiro acerta um chute de longe e a bola carimba a trave com força, na redação os jornalistas comentam que o garoto tinha dinamite no chute e o Jornal dos Sports estampa na primeira página: "Vasco escala garoto-dinamite".
Contra o Internacional (RS), o gol do artilheiro vascaíno, de longa distância, estampa novamente a primeira página do Jornal dos Sports, com a manchete: "Garôto-dinamite explodiu". O apelido explosivo acompanha o atacante cruzmaltino por toda sua carreira e vida pessoal.
O menino Dinamite ganha cada vez mais musculatura e se torna em um atacante de muita força e garra, ganhando sempre as divididas e na base da disposição deixa os marcadores para trás, marcando cada vez mais gols.
A consagração do artilheiro veio em 1974, levando o VASCO DA GAMA ao primeiro título de Campeão Brasileiro e terminando o campeonato como artilheiro com 16 gols.
Negociado com o Barcelona (Espanha) em 1980, deixou a torcida com saudades de suas arrancadas fulminantes rumo do gol adversário, mas o destino quis que o ídolo vascaíno retornasse ao time do almirante menos de quatro meses após sua saída. E o destino iria presentear o artilheiro com uma exibição digna dos maiores jogadores do mundo.
Na partida de reencontro com a torcida vascaína, em 5 de maio de 1980, contra o Corinthians (SP), Roberto Dinamite marca os cinco gols da goleada cruzmaltina, e responde aos dirigentes espanhóis e a toda imprensa brasileira.
O artilheiro ficou no VASCO DA GAMA até 1989, quando novamente foi negociado, dessa vez com a Portuguesa (SP), e fez na época uma partida contra seu clube de coração, a ao sair do gramado, disse: "Gostaria que esse dia jamais tivesse acontecido".
Logo depois, em 1991, jogou pelo Campo Grande (RJ), com outros jogadores famosos como Cláudio Adão, e Elói.
No final de carreira, retornou novamente ao clube do Almirante em 1992, e ao lado de jovens jogadores do clube, e com o Campeonato Carioca sendo disputado inteiramente em São Januário devido a interdição do Maracanã, tornou-se Campeão Carioca Invicto, encerrando sua carreira com atuações que lembravam seus tempos de artilheiro.
O VASCO DA GAMA resolve fazer um jogo de despedida em 1993, e convida o time do La Coruña (Espanha), que tinha no elenco Bebeto, Mauro Silva, e Donato. O ídolo vascaíno convidou também o maior ídolo rubro-negro, Zico, que para desespero de sua torcida vestiu a Sagrada Camisa Vascaína.
Num jogo marcado pela emoção da despedida e deixando na torcida cruzmaltina com muitas saudades de seus gols, o ídolo Roberto Dinamite deixou os gramados e ingressou na política.
Eleito para o cargo de Vereador pela cidade do Rio de Janeiro em 1992, logo depois, em 1994 foi eleito ao cargo de Deputado Estadual. Entre seus projetos, o que criou o Dia do Vasco, em 2007, numa parceria com o deputado Glauco Lopes.
Por duas vezes tentou chegar ao cargo de presidente do VASCO DA GAMA, em 2003 e 2006, mas após ser derrotado, denunciou irregularidades nas eleições do clube à Justiça e com a morosidade e a burocracia, não conseguiu seu intento. Em 2008, as eleições de 2006 foram anuladas pela justiça e remarcadas para o mês de Junho, e no dia 21, Roberto Dinamite chegava ao cargo máximo do clube, assumindo em 01 de julho de 2008.
Mas o ídolo teria de passar por uma provação jamais imposta a um dirigente vascaíno, o descenso. Com uma herança de dívidas astronômicas e muitos problemas financeiros e políticos cercando o clube, o VASCO DA GAMA agonizava e precisava urgentemente de uma gestão que retomasse a credibilidade abalada por anos de desmandos e incompetências administrativas.
Roberto Dinamite devolve o clube à Elite do Futebol, coloca na administração profissionais de prestígio como o publicitário Fábio Fernandes e Marcos Blanco, e o Diretor de Futebol Rodrigo Caetano, e o clube ganha uma nova cara, passando a ter mais visibilidade e acima de tudo credibilidade. Com a gestão profissional, o Clube consegue patrocínios que condizem com sua tradição.
Chegaram os patrocínios da Eletrobrás, Penalty, Brahma, Bando BMG, Ale Combustíveis, Tintas Iquine e vários outros parceiros que ajudam o clube a equilibrar suas finanças e manter a folha salarial em dia.
O presidente e ídolo eterno Roberto Dinamite merece todos os méritos de ter elevado o clube ao patamar que está hoje, e sabemos que com ele na presidência, teremos muitos títulos para conquistar nos próximos anos.
PARABÉNS ROBERTO DINAMITE, PELOS TÍTULOS, GLÓRIAS, CONQUISTAS E PELA RECUPERAÇÃO DA MARCA VASCO.
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
JORGE LUIZ Alves Bezerra
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Blog O Sentimento Não Para (Imagem).