Caros vascaínos, saudações.
Nesse ano inesquecível para toda a imensa torcida bem feliz de vascaínos, comemoramos a conquista do PENTA CAMPEONATO CARIOCA 1992.
Com a interdição do Maracanã devido a tragédia que matou cinco torcedores e feriu dezenas de outros durante partida entre o Botafogo e o Clube da Gávea, o Estádio de São Januário seria o único em condições para receber os clássicos cariocas. Apesar de hoje muitos tentarem impedir o estádio do Vasco de receber jogos importantes, São Januário foi palco de muitos jogos em que sua história de mais de 80 anos.
Além das disputas do Campeonato Carioca 1992, o clube recebeu várias partidas decisivas da Seleção Brasileira até a inauguração do Marcanã, no ano do Centenário do Vasco, o clube fez a primeira partida das finais da Taça Libertadores 1998, conquistada pelos vascaínos, e muitos outros jogos memoráveis que estão na memória de todo cruzmaltino.
Em 1992, o Penta Campeonato Carioca veio com duas rodadas de antecedência contra o Bangu, mas a última poartida seria disputada contra o rival da Gávea com um gostinho especial, o título invicto.
Com um time mesclado com jogadores experientes e jovens atletas que se destacaram naquele ano, o Vasco chegou ao final da temporada com um elenco mais que qualificado: Carlos Germano; Luís Carlos Winck; Jorge Luís; Torres (Tinho); e Cássio (Eduardo); Luisinho; Leandro; Carlos Alberto Dias (Willian) e Bismarck; Edmundo e Roberto Dinamite (Valdir).
A partida final do carioca foi em 06 de dezembro e o empate em 1 a 1, com gol de Edmundo, fez a torcida comemorar o título invicto sobre seu maior rical com muita festa.
O ano de 1992 marcou a história do Vasco da Gama por ter sido o ano da despedida do maior ídolo de sua história, Roberto Dinamite, e o último gol em partidas oficiais do ídolo vascaíno foi marcado contra o Goytacaz em 26 de outubro, na vitória do clube por 1 a 0.
Ainda nesse dia, mas no ano de 1998, centenário do clube, o time de basquete masculino do Vasco sagrou-se Campeão Sulamericano de Clubes Campeões contra o Welcome (Uruguai).
O VASCO DA GAMA é um clube cuja história é riquíssima em títulos e conquistas em todas as modalidades esportivas praticadas sob suas cores, cabe a nós vascaínos manter essas conquistas na memória coletiva dos milhões de cruzmaltinos espalhados por todo o mundo.
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
Jorge Luiz Alves Bezerra
Blog Paixão da Gama
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Supervasco.com (Imagem).