O SENTIMENTO/+/NÃO PODE PARAR!

Sejam todos bem-vindos ao site oficial do LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA, A Maravilhosa História do Vasco, é mais uma ferramenta a disposição da imensa torcida bem feliz do Vasco da Gama.

O site foi feito de vascaíno para vascaínos de todas as partes do mundo.

Não deixem de enviar suas mensagens e comentários, assistir aos vídeos do nosso amado Vasco da Gama e de sua torcida, seja um seguidor do site, e acompanhem as novidades sobre o LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA , basta mandar e-mail para
jorge.pehuci@gmail.com.



Espero que gostem do site e tenho certeza que ficarão orgulhosos de ter O LIVRO OFICIAL PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do Gigante da Colina.

Saudações Vascaínas.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Há 12 anos Vasco conquistava Brasileiro de Basquete

Time do Vasco Basquete Bicampeão 2000/2001 (NetVasco)
Caros vascaínos e vascaínas, saudações.



Ganhar um título nacional, com um supertime, sobre o maior rival, e depois do rival declarar que venceria a partida.
Não, não estamos falando do futebol do Vasco da Gama, mas do maior time de basquete de um clube que o Brasil já viu jogar: Basquete masculino do Vasco em 2000/2001

Com um time de basquete imbatível com estrelas como Rogério, Charles Byrd, Helinho, Vargas, e Sandro Varejão ,  sob o comando de Hélio Rubens, o Vasco da Gama chegou a fase final vencendo o Londrina nas quartas de final e um dos favoritos ao título, o Franca, na semifinal.
Credenciado pela brilhante campanha na fase de classificação e pelas vitórias nas fases de quartas e semifinal, o Gigante da Colina faria uma melhor de cinco jogos contra o rubro-negro da Gávea.

Mas antes do início dos playoffs, Oscar Schmidt, propagou na imprensa que o rubro-negro carioca sairia vencedor do confronto e ele realizaria um dos seus maiores sonhos: Ser campeão nacional com o Vasco da Gama ficando como vice.
Mas o astro do basquete amargou, em sua única final nacional contra um grande clube, o vice campeonato.

O Vasco da Gama venceu as finais por 3 a 1, tornando Campeão Brasileiro de Basquete Masculino 2000.
Confira lista dos campeões vascaínos.

Helinho: - Hélio Rubens Garcia Filho - armador - 25 anos - 1,86m
Manteiguinha: - André Luiz Brügger de Melo Rodrigues - armador - 19 anos - 1,92m
Charles Byrd: - Charles Edward Byrd - ala-armador - 34 anos - 1,85m
Aylton: - Aylton Cardoso Tesch Jr - ala/pivô - 25 anos - 2,00m
Sandro Varejão: - Sandro França Varejão - pivô - 28 anos - 2,10m
Demétrius: - Demétrius Conrado Ferraciu - armador - 26 anos - 1,94m
Mingão: - Domingos Roque de Oliveira Filho - pivô - 37 anos - 2,03m
João Paulo: - João PauloCarneiro Lima - pivô - 20 anos - 1,95m
Vargas: - Jose Vargas - pivô - 37 anos - 2,08m
Diego: - Diego Pinheiro da Silva - ala/armador - 20 anos- 1,95m
Rogério:(foto) - Rogério Klafke - ala - 29 anos - 2,00m
Gil: - Gilcimar dos Santos Silva - pivô - 20 anos - 2,07m
Alexandre: - Alexandre Lima Barigchun - ala - 18 anos -2,00m
Alex: - Alex Maia Oliveira dos Santos - pivô - 19 anos - 1,98m
Veja imagens da final histórica


Saiba mais detalhes sobre essa conquista histórica do Vasco da Gama no Livro Oficial Paixão da Gama, o mais completo do Gigante da Colina. Ídolos inesquecíveis, viradas espetaculares, jogos, campanhas, presidentes, treinadores, torcidas e muito mais. Mais detalhes sobre o livro acesse www.paixaodagama.blogspot.com ou entre em contato com o autor pelo e-mail jorge_luiz@crvasco.com.br
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!

JORGE LUIZ ALVES BEZERRA
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Wikipedia.com (dados) / Youtube.com (imagens).

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Há 24 anos, Cocada entrava para história do Vasco

Cocada comemora gol com Bismarck
Caros vascaínos e vascaínas, saudações

"Nos anais do Vasco da Gama vai está escrito, daqui a vinte anos, que o Vasco da  Gama conquistou o bicampeonato com gol de Cocada aos 44 minutos, que entrou em campo aos 41 e foi expulso aos 45, quer dizer, é um marco histórico pra qualquer jogador", essas palavras do herói vascaíno ao final da campanha do Bicampeonato Carioca 1987/1988, como uma profecia, resiste ao tempo, e mesmo após 24 anos, esse gol, se torna cada vez mais eterno.

A partida final entre Vasco e o Rubro-negro da Gávea foi disputada em 22 de junho de 1988.
O ídolo vascaíno não precisou de mais do que 5 minutos para entrar para a história do futebol, e entrar numa lista de heróis vascaínos que passaram vários anos para conquistar lugar de destaque no Vasco da Gama.

Luiz Edmundo Lucas Corrêa, ou simplesmente COCADA, foi o protagonista em um grupo de jogadores vascaínos que já tinham marcado seus nomes no clube com a conquista do Campeonato Carioca de1987, como Acácio, Paulo Roberto, Donato, Fernando, Mazinho, Zé do Carmo, Geovani, Henrique, Vivinho, Bismarck, e Romário.

O Vasco da Gama chegou a finalissima do campeonato contra o rival da Gávea com a vantagem do empate já que tinha vencido a primeira partida por 2 a 1.

Hoje Cocada treina equipe do Mato Grosso do Sul
Mas o time se superou em campo e mostrou as adversários que o Vasco não perde antecipadamente.  A imprensa do Rio de Janeiro tentou de todas asformas fazer com que todos pensasem que a partida já tinha um vencedor antes da bola rolar: O rubro-negro.    Mas esse tipo de provocação sempre foi utilizado como manobra nos confrontos entre os dois times.  Sempre tentaram diminuir o Gigante da Colina, e o Vasco sempre provou sua superioridade, seja dentro ou fora dos gramados.

O episódio de Cocada veio mostrar aos rivais que não era preciso um supertime para impôr essa derrota ao seu tão falado "melhor time do mundo".     Balela, mostramos em apesar 5 minutos como se entra para a história e se escreve uma página maravilhosa em um clube esportivo.

O Campeonato Carioca 1988 terminou com uma bomba de fora da área, aos 44 do segunto tempo, depois de um lançamento primoroso que encontrou Cocada avançando pela direita do ataque vascaíno. Um corte seco no marcador e o chute entrou o canto esquerdo do goleiro adversário, no alto, lá "onde a coruja dorme" como se diz na crônica esportiva.

Antes do apito final, mais uma mostra da fragilidade dos rivais: Descontentes com a derrota, os rubro-negros começaram uma briga em campo.  Renato Gaúcho provoca Romário, que nunca levou desaforo para casa e tomou uns empurrões, daí em diante o que se viu foi só desespero dos rivais.

A conquista do Bicampeonato Carioca 1987/1988 foi inesquecível para todos no clube, tanto dirigentes, como o elenco e principalmente a torcida que foi às ruas com mais uma conquista memorável.

Confira o vídeo da reportagem do título, e a declaração de Cocada.




Cocada foi lembrado recentemente em uma das novelas da Rede Globo que tem como personagem um torcedor do Vasco da Gama interpretado pelo também vascaíno Marcos Palmeira, e na cena esse gol histórico foi destaque.

Saiba mais sobre o Bicampeonato Carioca 1987/1988 e muitas outras conquistas do Vasco da Gama no Livro Oficial Paixão da Gama, o mais completo, com tudo sobre o Gigante da Colina. Jogos inesquecíveis, viradas históricas, conquistas maravilhosas, ídolos, presidentes, treinadores, sedes, torcida e muito mais. Para mais detalhes acesse www.paixaodagama.blogspot.com ou entre em contato com o autor pelo e-mail jorge_luiz@crvasco.com.br 


EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!


JORGE LUIZ ALVES BEZERRA


Fonte: Blog Paixão da Gama / Wikipédia (dados) / Youtube (Vídeo) / Reprodução (imagens).

Há 4 anos, Roberto Dinamite tornava-se o 1º ex-jogador presidente do Vasco

Discurso do Presidente Roberto Dinamite
Caros Vascaínos e vascaínas, saudações

A data de 21 de junho de 2008 foi um marco na política do Vasco da Gama.

Há 4 anos, o eterno ídolo vascaíno Roberto Dinamite era eleito para o cargo máximo do clube, um feito que poucos achavam que pudesse acontecer mas que tornou-se realidade.

Depois de duas eleições tumultuadas no clube que reconduziram o então presidente Eurico Miranda, a eleição marcada pela justiça, que anulou a eleição de 2006, trouxe ao Vasco da Gama o primeiro ex-jogador ao cargo de presidente.

Reproduzimos trecho do Livro Oficial Paixão da Gama que nos conta em detalhes o processo eleitoral que colocou Roberto Dinamite no cargo de presidente.

NOVA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

Depois de várias notícias darem conta de que a eleição do  VASCO DA GAMA seria anulada pela justiça após mais de um ano de sua realização, a eleição foi mesmo anulada e marcada para 21 de junho. Muitos ainda acreditavam que o presidente conseguiria, através de procedimentos jurídicos, retardar a nova

eleição, como o mesmo havia feito na eleição de 2003. Como não foi possível reverter o quadro, Eurico Miranda concede entrevista na última semana que antecede as eleições e desiste de concorrer à presidência, indicando Amadeu Pinto da Rocha para compor a chapa da situação, e que estava no cargo de primeiro vice-presidente.

A eleição se deu em 21 de junho na Sede Náutica do Calabouço, no centro do Rio de Janeiro (RJ), mesmo com a sede tendo sido destruída para impedir que as eleições fossem realizadas, esse procedimento foi feito pela diretoria sob o pretexto de realizar reformas nas dependências, mas o real motivo foi mesmo o de impedir a realização das eleições que se mostravam favoráveis a eleição de Roberto Dinamite.

A eleição teve várias momentos de discussões e tumultos, atrasando o final da apuração dos votos, sendo o resultado divulgado somente na madrugada de 22 de junho.

A chapa POR AMOR AO VASCO, de Roberto Dinamite, vence com 827 votos, contra 45 votos da chapa de Amadeu Pinto da Rocha. Com o resultado das urnas, a chapa de Roberto Dinamite tem direito a indicar 120 conselheiros, e a chapa de Amadeu Pinto da Rocha, tem direito a indicar 30 conselheiros.

Confiram vídeo com imagens da posse de Roberto Dinamite.


Os 150 conselheiros que foram indicados pelas chapas na eleição dos associados se unem aos 150 conselheiros natos, e os 300 conselheiros são os que escolhem o presidente do VASCO DA GAMA.

Os conselheiros indicados pela votação no dia 21 de junho se reúnem para a eleição do Presidente e do Conselho fiscal em 27 de junho, no início da eleição acontecem alguns problemas, e a chapa que perdeu a votação anterior tenta desqualificar os conselheiros que tem direito à voto, mas depois das discussões foi dado início as votações com 259 conselheiros presentes e aptos a votar. Na primeira votação, da mesa diretora do Conselho Deliberativo, ficou clara a tendência de vitória de Roberto Dinamite para presidente, o resultado foi 146 para a chapa de Roberto Dinamite, contra 113 para a chapa de Amadeu Pinto da Rocha, depois desse resultado deu-se início a votação para presidente, e não deu outra, o resultado da eleição para presidente foi: ROBERTO DINAMITE, 140, Amadeu Pinto da Rocha, 103.

Eleito presidente do VASCO DA GAMA, Carlos ROBERTO DINAMITE de Oliveira assume em 01 de julho, às 21:43, na Sede Náutica da Lagoa, com as presenças do Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do Ministro dos Esportes, Orlando Silva, sendo lida a mensagem do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que é torcedor vascaíno declarado. Roberto Dinamite faz um discurso emocionado, onde expressa todo o seu desejo de que, a partir desse momento, o VASCO DA GAMA volte a dar aos seus torcedores muitos títulos. Nos últimos oito anos, desde que Eurico Miranda assumiu a presidência, o VASCO DA GAMA ganhou somente o Campeonato Carioca de 2003, e para um clube acostumado a grandes conquistas nacionais e internacionais é muito pouco.

ROBERTO DINAMITE É O 43º PRESIDENTE DO VASCO DA GAMA, em mais de 110 anos de história.

Saiba mais sobre a política do Vasco da Gama no Livro Oficial Paixão da Gama, o livro mais completo da história do clube. Ídolos inesquecíveis, viradas fantásticas, conquistas espetaculares, torcida, troféus, presidentes, treinadores e muito mais. Para mais detalhes sobre o livro acesse www.paixaodagama.blogspot.com  ou entre em contato com o autor pelo e-mail Jorge_luiz@crvasco.com.br

EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!

Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Youtube e Band Rio (Imagens) / Reprodução (Foto).

terça-feira, 19 de junho de 2012

Há 55 anos, Pelé marcava seus primeiros gols internacionais pelo Vasco

Caros Vascaínos e Vascaínas, saudações.

Há 55 anos e ainda no início de sua carreira, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, marcava seus primeiros gols internacionais. O mais curioso é que esses gols foram marcados com a Sagrada Camisa do Vasco em um torneio internacional em que participavam também o Santos (SP) e o Belenenses (Portugal), o Dínamo Zagreb, o São Paulo, e o rival da Gávea.

A Taça Morumbi, apesar do nome, foi disputado no Rio de Janeiro e São Paulo, e de acordo com as regras quando a partida fosse na capital do estado do Rio de Janeiro, o time vestiria a Sagrada Camisa do Vasco, e quando fosse realizada a partida em São Paulo, estariam com camisa do Santos.

Logo na estréia da competição, no Rio de Janeiro, o Vasco da Gama, com vários  jogadores do Santos, venceria o Belenenses de Portugal pelo placar de 6 a 1, com o jovem Pelé, ainda com 16 anos, fazendo 3(três) gols na equipe portuguesa.

O torneio teve somente 4 (quatro) partidas disputadas, sendo 3 (três) com a Sagrada Camisa do Vasco e uma com a do Santos, sendo que o jovem atacante Pelé fez gol em todas as partidas.  Essas atuações do jogador que anos depois seria aclamado como o "Rei do Futebol" foram fundamentais para que ele fosse convocado para a Seleção Brasileira que estava se preparando para a Copa do Mundo de 1958.  Ainda hoje, Pelé, em suas declarações, reconhece o Vasco da Gama como o clube que projetou seu nome no futebol.

Confiram a ficha técnica dessa partida em 19 de junho de 1957.

Combinado Vasco-Santos 6 x 1 Belenenses (Portugal)
Data: 19/6/1957
Local: Maracanã
Juiz: Amílcar Ferreira
Gols: Pelé(3), Álvaro(2), Pepe (Vasco-Santos) e Matateu (Belenenses)

Vasco-Santos: Wagner, Paulinho, Bellini, Ivan; Urubatão, Brauner; Iedo (Artoff), Pelé, Álvaro, Jair (Valdemar), Pepe.

Belenenses: Pereira, Polido (Moreira), Pires, Carlos Silva; Pires, Vicente
(Pelefero); Dimas, Faia, Ricardo Peres, Matateu, Tito.

Um dos ídolos do Vasco da Gama também disputou aquele torneio, Jair Rosa Pinto, que foi negociado com o Santos há mais de uma década.

Saiba mais sobre Pelé e vários outros ídolos do Vasco da Gama no Livro Oficial Paixão da Gama, que conta em detalhes toda história de glórias e conquistas do Gigante da Colina. Títulos inesquecíveis, viradas históricas, sedes, jogadores, presidentes, treinadores, torcida e muito mais. Para mais detalhes sobre o livro acesse www.paixaodagama.blogspot.com ou entre em contato com o autor pelo e-mail jorge_luiz@crvasco.com.br  

EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!

Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / www.netvasco.com.br/mauroprais (dados e foto).

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Há 55 anos Vasco conquistava a Europa e o Mundo

Caros vascaínos e vascaínas, saudações.

Há 55 anos o Vasco da Gama marcava de forma espetacular o seu nome no cenário esportivo mundial.

Pioneiro na conquista do I Sulamericano de Clubes Campeões em 1948, que mais tarde seria a inspiração para o surgimento da Copa Libertadores da América e da Copa dos Campeões da Europa, o Gigante da Colina vencia em 14 de junho de 1957, no Parque dos Príncipes em Paris (França), o poderoso Real Madrid, considerado o melhor time do mundo época.

A conquista vascaína poderia ter se tornado como somente mais um, caso não fosse o I Torneio de Paris considerado pelos esportistas da Europa como a maior competição de futebol do mundo.

Além dessa façanha vascaína, o Vasco da Gama, que excursionava pela Europa, convidado pelos digigentes do continente por ser a melhor equipe de futebol das Américas, ainda confirmou seu poderio no futebol batendo o Barcelona por incríveis 7 a 2, e venceu ainda a Taça Teresa Herrera, mas esses outros feitos heróicos serão mostrados em outro capítulo.

Reproduzimos trecho do Livro Oficial Paixão da Gama que conta em detalhes a conquista do I Torneio de Paris 1957, confiram:

VASCO, O MAIOR CLUBE DO MUNDO 
O clube foi convidado à participar de diversos torneios em vários países da Europa.
Na França, o time participa do I Torneio de Paris, que foi criado com o “Status” de um torneio mundial de clubes, com o VASCO DA GAMA, considerado o melhor time das Américas e o Real Madrid, campeão europeu, com as participações do Racing (FRANÇA), e o Rotweiss (ALEMANHA OCIDENTAL).
Em 12 de junho, contra o Racing, vitória por 3 a 1, com gols de Livinho, Pinga e Vavá. Com a vitória sobre o Racing, o time enfrentaria o temido Real Madrid, o supercampeão europeu. Mas o VASCO DA GAMA não temia time algum e fez uma de suas melhores partidas na Europa, em 14 de junho, vencendo o Real Madrid por 4 a 3, com dois gols de Válter, um marcado por Vavá, e outro de Livinho, com uma exibição de gala, os vascaínos deram um show de bola conquistando o título de Campeão do I Torneio de Paris. Não conformados com a vitória cruzmaltina, os jogadores do Real Madrid provocaram uma briga generalizada, mas não tinha como parar o Expresso Vascaíno.
Alguns historiadores e muitos torcedores consideram o I Torneio de Paris como um mundial de clubes, já que o torneio é o sucessor da Copa Rio que tanto Palmeiras como Fluminense pleiteiam que seja homologado como os primeiros campeonatos mundiais interclubes da história do futebol, mas ainda sem sinalização positiva da FIFA.
A campanha do Bicampeão Mundial 1953/1957.
Data Adversário Placar Gol(s) do Vasco
12.06 Racing 3 x 1 Livinho, Pinga e Vavá
14.06 Real Madrid 4 x 3 Valter(2), Livinho e Vavá
Resumo 2 J, 2 V, 0 E, 0 D; 07 GP; 04 GC; 03 SG
Confiram imagens da final histórica:

Saiba mais sobre essa conquista histórica e todas os demais títulos do Vasco no Livro Oficial Paixão da Gama que conta em detelhes toda história de glórias e conquistas do Gigante da Colina. Tudo sobre o Vasco da Gama: Títulos, Viradas históricas, Presidentes, Torcidas, Sedes e muito mais. Para mais detalhes acesse www.paixaodagama.blogspot.com ou entre em contato com o autor pelo e-mail jorge_luiz@crvasco.com.br

EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!

JORGE LUIZ ALVES BEZERRA

Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Youtube.com (Imagens) / Livro Oficial Paixão da Gama (trecho) / http://hpdovasco.hdfree.com.br/trofeu_torneio_paris_57.jpg (Taça)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Há 12 anos, Vasco conquistava Hexacampeonato Carioca de futebol feminino.

Caros vascaínos e vascaínas, saudações.
 
Todos nós sabemos que o Club de Regatas Vasco da Gama, como o próprio nome já dia, foi criado para disputar o Remo, modalidade esportiva que dominava o Rio de Janeiro no final do Século XIX.
 
Após firmar seu nome no mais alto lugar do Remo, o clube passou a firmar seus pés fora d´água e ingressar com mais sucesso ainda nos esportes terrestres, dentre eles o mais popular de todos, o futebol.
 
Hoje o futebol é o que move a grande massa de torcedores dos clubes e no Vasco da Gama não seria diferente.
 
Mas temos de dar crédito, e muito, a uma parte do futebol que é sempre colocada em segundo plano: O futebol feminino.
 
Para os que ainda não sabem, ou por motivos outros ignoram, nosso time feminino teve seu primeiro título no distante ano de 1932, quando conquistamos a Copa Cotegipe.
 
Hoje, dia 11 de junho de 2012, o time feminino do Vasco da Gama comemora o Hexacampeonato Carioca 2000, sobre o nosso maior rival, com um time imbatível.
 
Com o Vasco da Gama formado por Sissi e Pretinha, duas das maiores atletas de futebol, integrantes da Seleção Brasileira, elas conquistaram o Pentacampeonato carioca e disputaram e venceram muitos outros títulos ao longo de suas carreiras.
 
Foi em 2000, também, que surgiu no Sub-19 do clube, a fantástica Marta, que hoje eleva o nome do Brasil no exterior, conquistando muitos títulos com a seleção brasileira, e sendo eleita por 5(cinco) anos a melhor jogadora de futebol do mundo pela FIFA.
 
A lista de conquistas do futebol feminino vascaíno é imensa como em tudo que o Vasco da Gama está presente, mas destacamos: Tricampeonato Mundial (Parceria com Marinha) 2009/2010/2011; Tricampeonato Brasileiro 1993/1994/1998; Heptacampeonato Carioca 1995/1996/1997/1998/1999/2000/2010.
 
Confira a relação completa dos títulos conquistados pelas Gigantes da Colina femininas em:
 
 
Confira mais conquistas e glórias do Vasco da Gama no LIVRO OFICIAL VASCO DA GAMA, o mais completo livro sobre a história centenária do Vasco em detalhes jamais publicados. Uma verdadeira enciclopédia do Vasco da Gama com tudo sobre o Gigante da Colina. Imperdível, confira mais detalhes em www.paixaodagama.blogspot.com ou entre em contato com jorge_luiz@crvasco.com.br.
 
Torceremos sempre pela glória e conquista do Vasco da Gama seja nos gramados, quadras, mares, terra ou ar, e as meninas vascaínas sempre terão um lugar de destaque nessa torcida.
 
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
 
JORGE LUIZ Alves Bezerra
 
Imagem: Ana Clara, Vascaína Campeã Sulamericana com a Seleção Brasileira Sub-17 na Bolívia.
 
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Blog Feminino Vasco (dados/foto)

terça-feira, 5 de junho de 2012

Homenagem do Blog Paixão da Gama ao Tremendão Vascaíno Erasmo Carlos.

Caros vascaínos e vascaínas, saudações!
Nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 5 de junho de 1941 e batizado com o nome de Erasmo Esteves, o Tremendão adotou o nome artístico de Erasmo Carlos.
Hoje comemoramos com o nosso grande vascaíno e homenageamos o eterno roqueiro que, ao longo de sua vida, sempre deu declarações de amor incondicional ao Vasco da Gama.
Reproduzimos trecho do Livro Oficial Paixão da Gama que ficará eternizado para que todos os vascaínos possam reverenciar esse ilustre vascaíno.
(Cantor/compositor)

O tremendão foi um dos integrantes da Jovem Guarda, movimento artístico musical e cultural, e junto de Roberto Carlos e Wanderléia, no final dos anos 1960 e inicio dos anos 1970, foram os principais ícones desse movimento.
Nascido no Rio de Janeiro, Erasmo Carlos é um dos torcedores mais apaixonados pelo VASCO DA GAMA, sendo, inclusive, compositor de uma canção em homenagem ao seu clube do coração, em parceria com Roberto Carlos, no ano do centenário do clube em 1998.
Nosso Vasco Campeão, é uma das faixas do CD Oficial do Centenário Vascaíno, conheçam a letra da música.

NOSSO VASCO CAMPEÃO

(Roberto e Erasmo Carlos - 1998)

Que bonito é, o início da constelação,
De estrelas amarelas, na bandeira do Vascão,
Que bonito é, o início da constelação,
De estrelas amarelas, na bandeira do Vascão,

Sai da frente, que o nosso Vasco vai passar,
Grande como é sua torcida,
Unida pra fazer seu time campeão, mais que emoção,
Nas águas da vitória eu vou nadar,
E no Maracanã vou festejar,

Cruz de Malta no peito do Almirante,
Fé em Deus, o nosso eterno comandante.

Obrigado, a bola vai rolar,
O bicho vai pegar, e a rede balançar,
Encantado, com essa multidão,
De preto e branco,
É Cruz de Malta no lugar do Coração.
 
PARABÉNS TREMENDÃO PELO SUCESSO E MUITA VASCAINIDADE!
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
JORGE LUIZ Alves Bezerra
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Revista Contigo (Erasmo com o filho Alexandre Pessoal).