Quando o ano 2000 dava seus últimos suspiros, o Vasco disputava em 30 de dezembro a finalíssima da Copa João Havelange contra a 'sensação' da competição, o São Caetano.
Uma chance de conquistar o Tetracampeonato Brasileiro não poderia ser desperdiçada e quis o destino que aquela partida fosse disputada em um São Januário superlotado.
O Vasco já tinha conquistado a Copa Mercosul em uma virada inacreditável sobre o Palmeiras e era, claro, o favorito para a final da JH. Mas como sempre todos se levantaram contra o Vasco e colocavam o São Caetano como o clube que poderia impôr ao Gigante da Colina uma derrota vexatória.
Tudo transcorria na sua normalidade, torcida enchendo arquibancadas e sociais, times em campo, apito inicial e o 'pequeno' São Caetano não se intimidava diante do Vasco. Eis que o baixinho Romário tenta arrancada e sente contusão que caracterizou seus últimos anos no futebol. Corrida, mão no músculo da coxa e pedido de substituição.
Começou, então, uma discussão nas arquibancadas. Romário era o estopim da briga. Com vários torcedores brigando entre si as pessoas que estavam próximas começam a correr em direção ao alambrado que acaba cedendo.
Jogo paralisado, atendimento as vítimas, policiamento reforça local da queda do alambrado, arbitragem resolve recomeçar partida, mas o Governador do Rio Antony Garotinho, incitado pela Rede Globo, manda cancelar a partida.
Sem datas, a decisão foi parar na justiça. O STJD marca a final para o Maracanã em 18/01/2001.
Para 'vingar' manobra da Globo, o Vasco através do Presidente Eurico Miranda coloca o logo do SBT na camisa do Vasco e 'compra' a briga.
De lá para cá o que vimos foram problemas financeiros de todo tipo, o Vasco deixou de receber as cotas de TV, processos chegavam ao clube de todos os lados. Jogadores começaram a requerer na justiça a sua liberação.
O Vasco então entrou em um caminho que culminou em dois rebaixamentos em 2008 e 2013, e agora em 2015 estamos a um passo de chegar ao 3o. descenso.
Nenhum clube do mundo conseguiria passar tantos anos, com tantos problemas, sem que essa crise não impusesse e expusesse as entranhas da falta de um mínimo de organização e planejamento.
O Vasco conseguiu com muito custo permanecer fora das divisões inferiores até 2008 mas todos os que tem bom censo sabiam que mais cedo ou mais tarde não seria possível escapar, infelizmente.
Os erros e falhas de Eurico Miranda ao longo de 2001 à 2008 fizeram com que ele perdesse as eleições, o mesmo se deu com Roberto Dinamite que com duas gestões carregadas de problemas herdados da gestão anterior e produzidos por sua própria gestão, também fizeram com que os sócios acabassem por acreditar que Eurico seria a solução para os problemas do clube. Mas sabemos que boa parte dos problemas do Vasco foram criados pelo atual presidente.
Vasco, há 15 anos lutando contra tudo e todos, inclusive ele mesmo!
Mas e o que fazer para resolver a situação do Vasco?
Todos sabem! Passa pela união, mas já falei sobre isso aqui no blog!
Torcida, situação e oposição, teriam de remar junto, mas todos os lados sabem e nenhum dá um passo em direção ao outro.
Existe muita vaidade, ressentimentos, desconfianças, acusações, e rotulagem.
Quem esta na situação acha que todos tem de bater palmas para tudo que diretoria faz, se não o faz é porque 'torce contra' ou é 'amarelo'.
Quem é oposição diz que quer ajudar mas de concreto não vislumbramos nenhuma ação nesse sentido, e falam que não são recebidos ou que não tem acesso a muita coisa no clube.
E com essas posturas de 'esse não presta' e 'aquele é aventureiro', ficamos sem opção para ajudar o clube.
Todos os dias recebemos enxurrada de pedidos de adesão ao programa de sócios para poder votar nas eleições de 2017. Mas a maioria dos torcedores acredita que hoje não temos candidatos aptos a exercer o cargo de presidente.
Quem seria o candidato ideal? Quem teria condições de ser presidente? Quais as qualidades e virtudes que o presidente precisa ter?
Com a palavra a imensa torcida do Vasco em todo o Brasil e o Mundo!
'O QUE VOCÊ JÁ FEZ PELO VASCO HOJE?', Alexandre Pessoal (In memoriam).
JORGE LUIZ Alves Bezerra
Autor do Livro Oficial Paixão da Gama
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto e imagem).