Caros vascaínos, saudações.
Há 96 anos nascia em Buenos Aires, capital da Argentina, Bernardo José Gandulla, atacante que veio do Ferro Carril Oeste em 1939.
Bernardo Gandulla não teve uma boa passagem pelo cruzmaltino mas entrou para a história do futebol com um gesto simples no futebol: Sempre que a bola saía de campo, o jogador apanhava e entregava ao time que iria repor a bola em jogo, independente do time.
Ele foi o primeiro a tomar essa atitude, e por esse motivo, quando os clubes passaram a colocar garotos para fazer a reposição de bola, o nome de Gandulla foi dado a esses garotos. Apesar da semiprofissionalização da atividade, o nome permanece, e toda pessoa encarregada de devolver a bola aos atletas é chamado de Gandula.
O jogador foi negociado com o Boca Juniors (ARG) em 1940, mas mesmo com sua passagem de somente uma temporada no Vasco da Gama, ficou eternizado.
Logo depois retornou ao seu clube de origem e encerrou sua carreira como jogador em 1948 pelo Club Atlético Atlanta (ARG), começou a carreira de treinador no Defensores de Belgrano (ARG) em 1953, e foi técnico também do Boca Juniors na temporada de 1957-1958.
Bernardo José Gandulla faleceu em Buenos Aires em 7 de julho de 1999, por problemas respiratórios.
Saiba mais detalhes da carreira de Gandulla no site de Marcelo Dieguez através do endereço http://www.marcelodieguez.com.br/?secao=gandulla
Adquira o LIVRO PAIXÃO DA GAMA - A Maravilhosa História do Vasco, o livro oficial mais completo da história do clube, que conta em detalhes todos os fatos marcantes do Gigante da Colina. Títulos, ídolos, presidentes, treinadores, grandes jogos, vitórias heróicas, viradas espetaculares, e muito mais. Compre o livro em pré-venda através do e-mail jorge_luiz@crvasco.com.br e ganhe desconto especial e frete grátis(*) para todo Brasil.
EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!
JORGE LUIZ
Fonte: Blog Paixão da Gama (texto) / Wikipédia.com (dados) / MarceloDieguez.com.br (dados).